3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Curiosidades da Odisséia

 2001: Uma Odisséia no Espaço tem 139 minutos de duração, deles apenas 40 minutos tem diálogos.

Kubrick
Baseado em duas obras de Arthur C. Clarke, The Sentinel2001: A Space Odyssey, esta última escrita simultaneamente com as filmagens. Kubrick e Clarke desenvolveram simultaneamente a história de 2001. Enquanto o diretor trabalhava em cima do roteiro, o autor escrevia o livro, a troca de idéias e opiniões durante o trabalho era constante. Clark tinha a intenção de colocar Kubrik como co-autor da história ao lançar o livro, mas o diretor não autorizou a utilização de seu nome

Posteriormente foi lançado o livro Mundos Perdidos de 2001 (The Lost Worlds of 2001), no qual Clarke conta a história do filme, a do livro e outras inéditas. O autor escreveu três outras obras baseadas no livro/roteiro original, como forma de sequência: 2010: Uma Odisséia no Espaço II, 2061: Uma Odisséia no Espaço III e 3001: A Odisséia Final.

Arthur C. Clark
Kubrick jura que é apenas coincidência, mas o nome do computador HAL parece ser uma referência indirecta à IBM, gigante do ramo de computação. Cada letra de HAL é exactamente uma anterior, em relação ao alfabeto, às letras de IBM. No livro Odisseia II, Clark coloca nas palavras do personagem Chandra que HAL significa Heuristical ALgorithm.

Douglas Rain, intérprete da voz do computador HAL, não chegou a ir aos sets de filmagem um único dia sequer.

O filme custou cerca de dez milhões de dólares, tendo arrecadado mais de 190 milhões de dólares em todo o mundo.

Kubrick pediu a seu colaborador em Spartacus, Alex North, para compor a trilha sonora para 2001. Depois de escutar o resultado, o director não ficou satisfeito e optou pela música clássica para dar vida às cenas no espaço. North só soube que sua trilha sonora tinha sido removida no dia da estréia do filme, ficando furioso. Posteriormente a trilha composta por North foi lançada em CD com o título Alex North's 2001.


Seguido por 2010 - O Ano em que Faremos Contato (2010: The Year We Make Contact - 1984). Baseado na seqüência de Arthur C. Clarck publicada 1982. Popularmente conhecido como Odisséia 2, foi dirigido por Peter Hyams e não conseguiu o mesmo impacto do original.
Foi o primeiro longa exibido na Rede Globo no ano de 2001, logo após a transmissão da "virada". Poético isso, não?!

Prêmios
Oscar

  • Melhores Efeitos especiais

Inicado para Melhor Diretor (Stanley Kubrick), Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Original

0 comentários: