Home » , , » Filme para contemplar!

Filme para contemplar!

Pai e Mãe em estado contemplativo!
Era uma vez um casal de idade avançada que vivia no interior, felizes e orgulhosos de seus filhos, que levavam uma vida bem sucedida em Tóquio. Depois de anos sem vê-los, o casal vai visita-los, e conhecer a cidade grande. Entretanto quando chegam lá a recepção não é aquela que esperavam, muito menos a que mereciam.

Atarefados com os afazeres e a rotina da cidade grande, os filhos não tem muito tempo para passar com os pais e não fazem esforço algum para encontrar esse tempo. Eles são sim ocupados, mas muito mais que suas tarefas é o egoísmo e a má vontade que os afasta de Pai e Mãe. Tratam os idosos como um fardo, algo no caminho atrapalhando a passagem.

Os netos, ainda crianças pirracentas e cheias de vontade, perpetuam o comportamento dos pais. Estes por sua vez parecem ter esquecido, que o tempo passa para todos. E que os filhos no futuro vão trata-los da mesma forma. Afinal, vivemos como nossos pais nos ensinam, na maioria das vezes.

Curiosamente, a nora do filho já falecido do casal, é a única que não mede esforços para agrada-los. Presa à memória do marido à anos, impossível saber se sua doçura e dedicação são parte de sua personalidade ou resultado de uma vida solitária. Não importa o motivo, pois ela trata bem o casal, e acaba se tornando o único alívio da viagem.

Não demora muito para o casal perceber o "jogo-de-empurra" que sua estadia em Tóquio se tornou. Por isso, resolvem voltar para casa, em seguida Mãe morre. Não posso evitar pensar que a doença que a levou fora o desgosto. E mesmo depois de perder a mãe e admitirem que deveriam ter dado mais atenção a ela, o comportamento dos filhos não muda muito. Enterram a senhora, pegam o que podem e voltam a suas vidas. Sem pestanejar, sem perceber o sofrimento do, agora, solitário pai.

1953, e o tema não poderia ser mais atual! Rotina, ela nos cega. Nos faz esquecer do que é importante, até que um acontecimento importante, e muitas vezes ruim a quebre e nos mostre o que perdemos. Mesmo assim, a maioria de nós não aprende com os erros rotineiros. Os maus tratos com os idosos, uma vergonha! Já era tema de filme à meio século e melhoramos muito pouco nosso comportamento em relação ao assunto.

Não vou negar, é um filme lento, muito lendo. As cenas são paradas, muitos diálogos, pouquíssima musica incindental, o que resulta em muitas cenas silenciosas. É um estilo completamente diferente do que estamos acostumados do lado de "cá" do globo. Um cinema sem pressa, delicado e contemplativo. Embora seja difícil se concentrar, o tom intimista e familiaridade com o tema nos mantem ligados e extremamente preocupados com Pai e Mãe. A propósito, ainda não sei direito os nomes dos personagens. E, mesmo que o soubesse, provavelmente não conseguiria soletra-lo. Gente é um filme Japonês!

Tratem bem os idosos, um dia você será um!
Falando em Japão, parte graça está em observar uma cultura tão distante. Melhor só se o longa fosse colorido. As roupas, as casas, as tradições, a forma de se movimentar (quando tiver, 68 quero joelhos como aqueles). O jeito de falar é o mais divertido, ritmo e entonação completamente diferentes, mas totalmente compreensíveis. Dr. Cal Lightman (de Lie To Me) deve estar certo, algumas coisas são universais.

Universais também, são as relações entre famílias, pais e filhos. E que não importam nossos méritos e qualidades, nossas escolhas mostram quem realmente somos. Então escolha tratar as pessoas como gostaria de ser tratado e descubra as coisas que realmente merecem sua atenção e dedicação.

2 comentários:

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Olá, meninas!

Vocês acabaram de ganhar um prêmio pela divulgação cultural que fazem nesse blog. Passem no meu para pegá-lo, ok!

http://ofilmequeviontem.blogspot.com/2010/12/premio-dardos.html

Bjs
Dani

Fabiane Bastos disse...

OBA!
Muitíssimo obrigada Danielle!!!
Que bom que você lembrou do DVD e acha que fazemos uma boa promoção cultural!

Vamos aceitar esse prêmio com muito carinho.

Nossas 5 indicações tem de passar pela aprovação de 3 blogueiras e estamos em período de festas. Então, vai demorar um pouquinho para o post sair, mas vamos publicar com certeza!

Mais uma vez, as blogueiras do DVD, Sofá e Pipoca agradecem!

Valeu!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates