Home » , , » Neve no deserto

Neve no deserto

Neve no Velho Oeste!
Tenho certa dificuldade ao assistir cenas de neve em faroestes, pois, na minha cabeça a característica mais forte do velho e selvagem oeste estadunidense, é o calor, a poeira e os tons de marrom, de uma paisagem sem vida. Em Rástros de ódio, a neve serve para mostrar a passagem de tempo, pois a história se estende por mais de cinco anos de uma busca incasável.

Três anos após o fim da guerra civil, e tendo lutado do lado dos perdedores, Ethan (John Wayne), finalmente retorna a fazenda de seu irmão. O típico cowboy solitário mal tem tempo de descansar, a tragédia chega em seu encalço. Índios Comanches atacam a família, destroem a casa, matam o irmão, sua esposa e filho, e sequestram as meninas. Ethan começa uma busca obsessiva pelas sobrinhas, com a ajuda do "filho adotivo" de seu irmão, o mestiço Martin (Jeffrey Hunter).

Não nos é contado muito sobre o passado de Ethan, afinal ele é do tipo de cavaleiro solitário de poucas palavras. Tudo que podemos perceber é que se trata de um homem, amargurado pela solidão do deserto, extremamente desconfiado e bastante racista. Sua "refinada" personalidade só torna mais interessante sua jornada ao lado, do jovem e impetuoso mestiço Martin. 

Bora pra casa, Debbie!
A relação entre os dois vai do tenso ao cômico, do ódio ao respeito mútuo. Mesmo os estilos de atuação dos dois são opostas. Enquanto Hunter,assume o papel de galãzinho exagerado, ao ponto de beirar a caricatura, tipo de atuação que incomoda mais hoje que na época em foi feita. Wayne, por sua vez é contido, simples e depois de quase duas décadas dando vida a homens do deserto, nem ao menos parece estar atuando. Wayne é aquele homem.

Tudo que precisamos saber sobre os índios é que são maus. Arrancam escalpo, sequestram mulheres, destroem lares. Entretanto neste roteiro são poucos personagens como estes, que escapam da ambiguidade. Ethan odeia de tal forma os peles vermelhas, e está tão obcecado em sua busca, que começamos a questionar seus reais motivos. Reaver a sobrinha, vingança ou extermínio?

A pequena Debbie (Natalie Wood), única das duas sobrinhas a sobreviver, e por quem a busca se estende: após anos, ela quer mesmo ser regatada, ou agora ela é membro dos Comanches? A dúvida dela cria outro questionamento para Ethan. Afinal, alguém como ele preferiria a sobrinha morta a vê-la como "um deles".

Chegada e partida: o fim e o início em uma porta
O roteiro é simples: bandidos raptam a moça = mocinhos ao resgate. Sobra tempo para pequenos personagens, como o louco que desejava uma cadeira de balanço, talvez o mais são dos personagens, e a adorável "Look" esposa por acidente de Martin. Para belas paisagens e passagens poéticas, o longa começa e termina em uma porta. Além do romance de Martin, a mocinha em sua "quase" eterna espera, que desiste exatamente quando este retorna. Não ajuda em nada na busca por Debbie, mas diverte. A cena de luta entre Martin e o noivo de sua amada, cheia de regras e pausas é de rolar de rir.

Poeira, calor, pouca água, conforto nenhum, índios malvados, doenças causadas pelas condições precárias, longa espera por notícias, a solidão do deserto. A vida no Velho Oeste era horrível, e por mais que se acreditasse que era promissora, ainda me surpreendo por essas pessoas que se aventuraram por lá. O mais perto que chegaram de uma recompensa foi uma bonita (e deserta) paisagem na janela. Entretanto, suas histórias, se bem contadas como em Rastros de ódio, eram incríveis!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates