Home » , , , , » Um pouco mais do ator: John Wayne

Um pouco mais do ator: John Wayne

Nascido Marion Robert Morrison, em Winterset, no ano de 1907, John Wayne marcou várias gerações de cinéfilos com seu tipo de atuar. O estilo machão, o bom cowboy do Velho Oeste foi seu personagem mais representativo. Dizia sobre si mesmo que nunca se considerou um bom ator, mas que sempre representava a si mesmo. Desde o início da carreira no cinema, Wayne consolidou a imagem do cowboy invencível. Como astro de cinema brilhou em vários sucessos não só faroestes tais como Rio Vermelho, O homem que matou o facínora (essa tradução merecia um prêmio, não?), Álamo, entre muitos outros - citei apenas alguns dos mais famosos. Ganhou um Oscar em 1969 com o filme Bravura indômita, de Henry Hathaway.

Sua carreira começa em 1930, em A grande jornada, mas só deslancha em 1939 com o filme Nos tempos das diligências, o primeiro de uma longa parceria com John Ford (ao todo, foram 22 filmes da dupla). Esse filme se tornou a obra que definirá todas as principais características do cinema de faroeste clássico norte-americano. Outro diretor renomado com quem trabalhou foi Howard Hawks, um dos maiores realizadores do período clássico hollywoodiano, com o qual fez vários dos maiores sucessos não apenas de suas carreiras, mas sim de todo o gênero do faroeste. Como bons exemplos temos: Rio Vermelho (1948), El Dorado (1967) e, o principal, e um dos mais irretocáveis exemplares do gênero, Onde Começa o Inferno (1959). em seus 50 anos de carreira trabalhou com vários outros diretores renomados e muitos astros da época, tais como Kirk Douglas, Marlene Dietrich, Henry Fonda, Rock Hudson, James Stweart e Sophia Loren.

Dirigiu os filme Álamo e Os boina verdes. Este último, de 1968, lhe causou grandes problemas. Tinha um roteiro pró-Guerra do Vietnã, o que causou a fúria dos opositores a essa intervenção militar estadunidense, que realizaram vários protestos contra a exibição do filme.

Se casou três vezes. A primeira em 1932 com Josephine Saenz que lhe deu quatro filhos. Em 1946 o segundo casamento com a atriz mexicana Esperanza Baur, de quem se divorciou sete anos depois para se casar com Pilar Palette com quem teve mais dois filhos. O cowboy mais famoso de todo o Velho Oeste acabou perdendo a guerra contra o câncer em 1979, doença que o atormentava desde o final da década de 1960, quando perdeu o pulmão esquerdo.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates