Home » , , » No calor do Velho Oeste

No calor do Velho Oeste

Haja vassoura pra limpar tanta terra de dentro de casa...

Juro, toda vez que penso em assistir um filme de faroeste sempre me desanima pelo simples fato de ser um filme passado no deserto. Eu quase posso "sentir" o calor que parece emanar da tela, daquelas paiseagens áridas, secas, terrosas, quase sem vida. Só para constar, eu odeio calor (sim, sou uma carioca que não sou fã de praia; somos poucos, mas existimos). E, confesso, nunca tinha visto nenhum filme de John Wayne - talvez influenciada pelo estilo rançoso de Velho Oeste dos filmes de Clint Eastwood. Ou seja, nunca tive paciência para filmes de faroeste e não tinha nenhum atrativo nesse tipo de filme para mim.

Tomei esse filme por desafio: ver um faroeste sem dormir já seria aposta ganha. E não é que eu gostei? Gostei de verdade. Não posso dizer que o filme é diferente de todos os outros, não vi muitos filmes do gênero, mas ele é bem diferente do que eu imaginava que seria. Estão lá todos os elementos que eu não gosto, o sol insuportável, o calro que emana da tela, a aridez que deixa a boca da gente seca e os outros elementos do imaginário coletivo quando o assunto é faroeste: o caubói solitário, de poucas palavras e dedos rápidos, a fazenda no meio do nada (porquê? porque alguém vai construir uma casa no meio do canion?!), os índios malvados, o sotaque texano anasalado...

É. Não é todo mundo que nasce para ser John Wayne. Desculpa aí.

Mas tem John Wayne. E ele fez toda a diferença. entendi porque tantos críticos gostam tanto dele. Uma atuação segura, a expressão do homem viril e temeroso, mas que é bom de coração - o suficiente para passar po cima de seus preconceitos para resgatar a sobrinha sequestrada pelo grupo de Comanches malvados. Ainda mais se compararmos as atuações de Wayne e de Jeffrey Hunter, que interpreta o sobrinho Martin Pauwley. Ele tenta posar de galã e acaba ficando caricato, enquanto Wayne nem se esforça para parecer um cara que sabe o que está fazendo. Acho que todo texano que se preza deve se espelhar em John Wayne. Para o bem e para o mal.

Uma história com alguns mistérios (porque a cisma de Ethan com os índios? E como sabia tanto sobre eles, inclusive como falava os diferentes idiomas fluentemente? E porque se recusava a aceitar o pobre Marty como um membro da família?) que permaneceram sem solução, mas muito bem amarradinha, situações cômicas (?!) e inusitadas que são o tempero do filme, tiros para todos os lados, atuações impecáveis (principalmente de Ward Bond como o reverendo-ranger Clayton, e de Hank Worden como o impagável Mose Harper) e uma fotografia linda (ora bolas, um deserto tem que ser marrom, né?). Uma experiência divertida, que me fez perder um pouco o preconceito contra filmes de faroeste. Assim como o próprio Ethan, acho que eu aprendi a lição.

1 comentários:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates