Home » , » Uma família... esquisita

Uma família... esquisita

Como água e óleo: papai Tenenbaum e os filhos gênios crescidos

Ah, mas qual família é normal? Que atire a primeira pedra se você não tem um tio/primo que bebe todas e paga mico em festinhas de aniversário, se não tem um parente que não quer ver o outro nem pintado de ouro ou qualquer outra confusão do gênero. Ninguém é lá muito normal, então não dá pra querer que uma família inteira seja normal.

E vendo os Tenenbaums assim, tão de pertinho, a gente começa a relativizar as coisas: as vezes me pareço com a Margot (Gwyneth Paltrow), calada e incompreendida, às vezes com Ritchie (Luke Wilson, ótimo), frustrado por não poder declarar seu amor, ou ainda como o próprio Royal (Gene Hackman, maravilhoso): de saco cheio de tudo, quer largar tudo pra lá - mas não consegue se desvincular da família.

Acho que essa é a grande sacada de Os excêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums, 2001): você acaba se identificando com as personagens, mesmo que ache tudo uma grande loucura. É um barato acompanhar a história deles, descobrir o porque de seus traumas, suas dores, vê-los se reunindo, se reencontrando. Coisas hilárias e tristes, tão incomuns que só poderiam realemente existir num roteiro de filme, mas que soam naturais e plausíveis. E ainda dá par se encontrar em cada um dos personagens, inclusive no hilário, esquisitíssimo e obscuro Pagoda (Kumar Pallana) que é fidelíssimo amigo de Royal, mas não pensa duas vezes antes de esfaquear novamente (!) seu patrão.

Lições que se aprendem em família: amor, respeito, subversão às regras

Antes de assistir Tenenbaums para o blog, já havia tentado em outras duas oportunidades, mas nunca havia conseguido ver o filme até o fim. E minha lembrança mais hilária e antiga é de uma festa à fantasia que fui: lá havi um sujeito vestido de Richie Tenenbaum, com raquete de tênis, óculos escuros e paletó marrom. Lembro de ter identificado na hora o personagem e, quando me perguntaram "mas quem é? e de que filme ele é?", eu pensei "puxa, queria saber mais do filme e do personagem". Falei o que sabia, o nome e de qual filme, mas fui muito genérica. Quase um crime, por ser uma família tão singular e um filme tão interessante. Ainda bem que sempre há tempo para se reparar os erros cometidos em uma vida inteira. Lição aprendida com Royal Tenenbaum.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates