3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Enfim, o futuro!

É verdade, ainda vai demorar um tempinho para termos carros voadores, e hoverboards em nossas ruas, mas cinco anos antes da data visitada por Dr. Bown e Marty na parte II da trilogia, muitas das impressionantes invenções do "futuro" já estão presentes em nosso cotidiano. Algumas igualzinhas, outras com diferentes usos e tecnologias, mas com o mesmo resultado.

Videoconferência
Webcam e banda larga a postos, e qualquer um pode conversar via videoconferência com alguém do outro lado do planeta, ou mesmo no quarto ao lado. No filme a tecnologia substituiu o telefone convencional, o que não aconteceu em "nossa realidade". Entretanto, com tantas funções que nossos celulares tem agregado as duas tecnologias vão se unir logo, logo.

Vários canais na TV
A TV dos McFly, era plana e muito fina, como as atuais LCD, LED e Plasma, e podiam transmitir mais de um canal ao mesmo tempo, coisa que as redistribuidoras de sinal já proporcionam hoje em dia.

Acionados pela voz
Quem nunca babou, ao ver aquela propaganda de celular com um homem  ao volante apenas dizendo o nome da pessoa com quem quer falar para que o telefone faça sozinho a ligação em viva-voz. Se telefones podem fazer isso, qualquer aparelho pode, não? No filme, tudo pode ser pedido em voz alta, de acender luzes a pegar uma fruta.


Video-óculos
Telas, a cada dia que passam elas ficam mais finas. Apesar de ainda não estar ao alcance do púbico, elas já podem ter a espessura de folhas de papel, logo colocá-las em forma de lentes de óculos não será dificil. Acopladas a aparelhos de pequeno porte como iPods e celulares podem exibir qualquer coisa.

Videogames sem controle
Não sabemos exatamente como era os videogames em 2015 de Hillvalley, mas sabemos graças ao então pequeno Elija "Frodo" Wood que não precisam usar as mãos. Se está falando de um videogame acionado pelo poder da mente, estamos longe. Entretando se está falando de não usar apenas as mãos... o vídeo explica tudo!

Comida re-hidratada 
Ok! Eles tinham um aparelho, parecido com um microondas que transformava um disquinho de massa em uma pizza meio a meio. Nós colocamos água quente em um copinho e ... macarrão instantâneo em um minuto!

Combustíveis alternativos
Não temos o Sr. Fusão para alimentar os carros, mas temos GNV, álcool (peraí, esse é antigo!). Uso de fontes de energia alternativa, e a busca por novas opções mais eficientes não faltam. Em prol de um mundo mais saudável.  

Leitor biométrico 
Ainda usamos chaves para entrar em casa, mas a leitura biométrica está presente no cotidiano em outras funções. Não precisamos mais borrar os dedos para colocar digitais em documentos, empresas controlam a entrada e saída de funcionários com as digitais e, pasmem, brasileiros de algumas cidades votaram em 2010 identificados por leitura biométrica!


3D nas ruas
Marty está andando na rua quando é atacado pelo Tubarão de Spielberg. Trata-se de um holograma promovendo o 19º longa do terror dos mares. Não tivemos tantas sequências do longa de 1975, mas a tecnologia 3D, que proporcionaria a mesma sensação, virou mania não apenas nos cinemas, está invadindo as casas do mundo todo. É uma questão de tempo para abolirmos os óculos e convivermos com a tecnologia até nas ruas.

Pedidos por computador
No 80's Café, fazemos o pedido a um garçom de mentira. Hoje em dia podemos comprar qualquer coisa sem  nenhum contato humano, apenas digitamos o pedido e recebemos o produto em casa. Tenho certeza de que em algum lugar por aí existe uma lanchonete no mesmo estilo.

Cadarços automáticos
Você está andando na rua, longe de casa, sem outra alternativa de transporte, cheio de sacolas, é apanhado por uma tempestade e então seu cadarço desamarra. Um dilema, arriscar um tombo e continuar ou arriscar uma gripe, e amarrar o cadarço? Por isso até 2015 teremos cadarços que se amarram sozinhos. O sonho de atolados preguiçosos e criancinhas que ainda não sabem dar nós! Duvida? A Nike já providenciou a patente.

O futuro para por aqui! Ainda não usamos duas gravatas ao mesmo tempo, nem óculos que mais parecem bloquear a visão. Também não temos previsão de roupas auto-secantes, aparelhos levitadores que dão um jeito em sua coluna, papel repelente de poeira, carros voadores ou Hoverboards. Mas garanto, não é por falta de tentativa!

P.S.: Post originalmente publicado no blog Ah! E por falar nisso...

0 comentários: