Home » , , , , » Praticamente uma minissérie!

Praticamente uma minissérie!

Finalmente entendi o real motivo do fracasso de Cleópatra nos cinemas. O longa de 1963 é incrívelmente longo, igualmente cansativo, e absurdamente inverossímil. Não que eu esperasse precisão histórica na visão romanceada da vida da mas famosa rainha do Egito. De fato, a apresentação do mito "Cleópatra", é bem precisa, de acordo com as lendas contadas durante séculos sobre ela. O que incomoda realmente é o visual na tela.

Em tempos, no qual as maiores críticas recebidas por "Príncipe da Pérsia", se deviam ao fato de Jake Gyllenhaal, mesmo devidamente caracterizado, passar longe da aparência de um persa, é difícil aceitar uma Cleópatra com visual de Liz Taylor. Os admiradores que me perdoem, mas simplesmente não acreditei que esta moça de pele clara, olhos incrívelmente azuis e cabelos hollywoodianos (algumas vezes escondidos sob perucas "egípicias"), cresceu no antigo Egito. Vai ver, esta era a graça de ser uma diva do cinema antigamente: como tal, a atriz bastava para interpretar qualquer papel. Não importando, idade ou caracterização.

 A história é bastante conhecida: Cleópatra, Julio Cesar, Idos de Março, Marco Antônio, serpente...
O esmero na produção salta aos olhos com seus cenários grandiosos, figurinos reluzentes, centenas de extras. Os figurinos, aliais, são uma atração a parte. Muitas das vestes de Cleópatra passariam facil por vestidos de gala em um tapete vermelho qualquer. E as roupas de Julio Cesar na cena do nascimento de seu filho? Pensei estar olhando para um jedi. Mas, isso é apenas mais um dos caminhos obscuros que minha mente toma algumas vezes.
Entretanto nenhum dos figurinos chama mais atenção que aquele com o qual a rainha adentra pela primeira vez em Roma. Na ocasião devidamente acompanhada de um desfile que faria inveja a Paulo Barros. Convenhamos Cléo sabe como entreteras multidões. Não pude evitar pensar: ela levou tanta gente para Roma, terá sobrado alguém no Egito? 

É por todo esse capricho e da boa vontade do elenco e produção que continuamos assistindo. Mesmo durante quatro longas e arrastadas horas. Sério, é muito longo! Quem tem tempo para ver filmes dessa metragem hoje em dia? Confesso que assisti à prestação, como uma minissérie da Globo.

Continuamos de olhos grudados na tela, em parte esperando o desfecho, em parte desejando ser arrebatado e amar a grandiosidade do longa. Mas, acima de tudo, tentado entender o que deu errado, e imaginando que as gerações anteriores deviam ter mais tempo para coisas mais simples e prazerosas como, assistir a um filme.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates