3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Austen & cinema

Além de obras curtas e mesmo uma peça para teatro, Jane Austen teve seis grandes romances publicados: Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility - 1811), Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice - 1813), Mansfield Park (1814), Emma (1815), Northanger Abbey (1818 - póstuma) e Persuasão (Persuasion -1818 - póstuma). A maioria delas já ganhou adaptações para o cinema e TV confira algumas:

Razão e Sensibilidade teve várias outras adaptações para as telas, grandes e pequenas. São elas uma série de TV da Britânica BBC, estrelada por Joanna David, Robin Ellis e Clive Francis, em 1971. Kandukondain Kandukondain – adaptação indiana de 2000, estrelada por Tabu, Aishwarya Rai, Ajith e Mammootty.
Emma - 1996
Em 2008 a BBC repetiu a dose, dessa vez estrelada por Hattie Morahan e Charity Wakefield. E uma páródia adaptada com a co-autoria de Ben Winters em 2009.

Persuasão ganhou apenas versões para TV. A mais conhecida é de 1995 dirigida por Roger Michell. Assim como Mansfield Park e Northanger Abbey.

Emma teve duas versões para o cinema, uma tradicional outra no mínimo curiosa:
A tradicional, Emma,  de  1996, dirigido por Douglas McGrath e estrelada por Gwyneth Paltrow, James Cosmo, Alan Cumming e Toni Collette. E a versão moderna e livre (põe livre nisso), As Patricinhas de Beverly Hills, 1995, com Alícia Sylverstone e Brtitany Murphy.
Jane Austen? Difícil acreditar!!!

Orgulho e Preconceito
1940
Orgulho e Preconceito foi de longe a obra mais produtiva da autora. Tanto que selecionamos apenas as versões de maior destaque:

A primeira versão para o cinema é de 1940 dirigida por Robert Z. Leonard, com Greer Garson e Laurence Olivier no elenco. Ganhou o Oscar de melhor direção de arte.

A Noiva e o Preconceito é a versão de Bollywood do romance. Um musical dirigido por Gurinder Chadha e estrelada por Anupam Kher, Aishwarya Rai e Naveen Andrews (o Saíd de Lost) e com participação de Alexis Bledel.
Bollywood: A Noiva e o Preconceito

Orgulho e Preconceito
2005
A versão do novo milênio é de 2005, dirigida por Joe Wright. Com Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Rosamund Pike, Donald Sutherland, Jena Malone e Judi Dench. Bastante fiel ao livro recebeu várias indicações ao oscar, mas não faturou nenhum.

Amor e Inocência (Becoming Jane - 2007), não adapta nenhuma obra da autora. É uma biografia, livre, de Jane Austen. Relata o suposto romance da moça com Thomas Lefroy, que teria inspirado Orgulho e Preconceito. Nos papéis principais Anne Hataway e James McAvoy. O elenco ainda conta com Maggie Smith e Julie Walters.

Por último, mas não menos importante temos uma curiosa referência, em O Diário de Bridget Jones (Bridget Jones's Diary - 2001), filme baseado em um livro homônimo. O o personagem Mark Darcy (Colin Firth) tem em seu nome uma homenagem ao Sr. Darcy de Orguho e Preconceito.

0 comentários: