Terror fofo!

Minha maior preocupação ao assistir A noiva de Frankestein, era o fato de não ter assistido o Frankestein original (1931). Assim como Kong, o monstro de retalhos, é um cidadão do imaginário coletivo. Mas são tantas referências, refilmagens, e adaptações que é provavel que a maioria de nós não conheça realmente os detalhes das versões do livro e do longa. Mesmo essas duas são bastante diferentes, mas isso é assunto para outro post.

Entretanto minhas preocupações foram eliminadas na primeira cena, onde a autora Marry Shelley, o noivo, e um amigo, nos situam na mitologia de Frankestein, através de mini-flashbacks, distribuidos em uma conversa amigavel, durante uma noite chuvosa. É nesta mesma cena que Shelley, revela a história não acabou daquele jeito...

Dr. e Criatura sobrevivem ao incêndio no laboratório. O cientista (Colin Clive) vai se recuperar nos braços da noiva o Monstro (Boris Karloff) vaga pela floresta aterrorizando aqueles que o tomaram como morto. A o descanso do Dr. Frankestein dura pouco não apenas, pelo fato de descobrirem que o monstro vive, mas pela visita do Dr. Pretorius (Ernest Thesiger). 

O cientista louco, que provavelmente influenciou todos os cientistas loucos do cinema a partir daí,  resolveu que deveria criar uma fêmea do monstro e precisaria da ajuda do Dr. Frankestein para tal. Quando o cientista recusa participar, alegando que (felizmente) aprendeu a lição da primeira vez, Dr. Pretório não mede esforços para faze-lo mudar de idéia.

Se assim como eu, estava esperando assistir, conflitos e disputas em relação a donzela de retalhos, desista. A noiva de Frankestein trata da decisão impensada e ambiciosa de continuar a "brincar de deus" e da busca do Monstro por seu lugar no mundo (no final das contas ele só precisava de um amigo). A chegada da personagem título, é guardada a sete chaves  até o climax do longa. Mesmo os créditos, que naquela época vinham antes do longa, não contém o nome da atriz que dá vida a noiva para não estragar a surpresa.

Efeitos especiais espantosos (1935, lembra?) incluem tempestades de raios e pessoas-bonsai em vidros. A atuação, é extremamente teatral e exagerada, comum para a época. Maquiagem e figuirino são nomínimo curiosos. Ou foi apenas eu que percebi que as das cicatrizes da noiva eram mínimas, a deixando infinitamente mais bem apessoada que seu noivo. Ou ainda, que enquanto o Monstro anda de preto e todo rasgado, sua companheira, ganha longas vestes brancas. Seria uma noiva, ou uma virgem para o sacrifício? A trilha sonora de sinos de casamento durante seu surgimento sugere a primeira opção.

Oficialmente o gênero é terror, é possível que tenha assustado as pessoas de 1935. Eu achei muito divertido e até fofo em alguns momentos. A caçada ao monstro à cidade por exemplo, mas parecia um bando de crianças brincando de pega-pega. E como não simpatizar com a Criatura aprendendo a falar: FRIEEENND!!!

Adorável, e traz até algumas lições, a maioria bastante óbvias. A melhor é seguinte: Se alguém fizer um brinde por um novo mundo, de deuses e monstros, é possível que ele, ou ela, não seja a melhor das companhias. CORRA!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates