3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Curiosidades de A Câmara Secreta

- Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry Potter and the Chamber of Secrets) é baseado em livro homônimo da britânica J. K. Rownling.

- O orçamento foi de US$ 100 milhões. As filmagens tiveram início em novembro de 2001, ainda antes do lançamento do filme original.

- O filme se tornou o primeiro longa no Reino Unido a vender 1 milhão de cópias em DVD, no primeiro fim de semana.

- Sessões do filme Scooby-Doo ficaram lotadas de fãs de Harry Potter, já que o filme do cachorro detetive foi o primeiro a vir acompanhado do trailer de A Câmara Secreta.

- O longa possui uma cena pós-créditos de poucos segundos que causou rebuliço nas salas de cinema que tinham o mal costume de interromper os créditos e "expulsar" os espectadores para não atrasar as sessões seguintes.

- O ator Richard Harris, que interpretou o professor Albus Dumbledore,  morreu em 2002, aos 72 anos. Duas semanas antes da estréia de A Câmara Secreta, seu último filme.
Richard Harris em seu último filme
Christian Coulson
- Christian Coulson ganhou o papel de Tom Riddle (o jovem Voldermort), apesar de seus 23 anos. A produção buscava um ator com idade entre 15 e 17 anos.

- Robbie Coltrane precisou recusar um papel na série The West Wing para interpretar Hagrid neste longa.

- O jovem Hagrid é interpretado por Martin Bayfield, o dublê de altura de Robbie Coltrane. A voz foi dublada pelo próprio Coltrane.

- Robert Carlyle esteve cotado para interpretar o personagem Arthur Weasley.

- Hugh Grant foi a primeira escolha para interpretar o Prof. Gilderoy Lockhart. O ator recusou pois estava compromissado com o longa Amor à segunda vista, ao lado de Sandra Bullock. Outros atores cogitados antes de Kenneth Branagh assumir foram Alan Cumming (o Noturno de  X-Men 2) e Jude Law.

Shirley Henderson
- Shirley Henderson, que interpreta a fantasma Murta Que Geme, já passava dos 35 anos quando interpretou a  estudante morta pela primeira vez. Ela foi escalada por causa de sua voz e rosto infantil, no lugar de um ator mirim. Pois a Murta, que era da Corvinal, não poderia crescer entre um filme e outro.

- Apesar de aparecer no livro, no filme Harry Potter e a Câmara Secreta a personagem Madame Hooch não está presente. Zoë Wanamaker,que deu vida à intrutora de vôo em A Pedra Filosofal, achou o salário insatisfatório. A personagem foi cortada e suas poucas falas, distribuídas entre outros professores.

Adoráveis: Malfoy pai e filho
- Para ter uma idéia do quão desagradável Lucius Malfoy deveria ser, Jason Isaacs assistiu à performance de Tom Felton em A Pedra Filosofal. Ele também requisitou a peruca comprida para se sentir como um bruxo completo.

- O Salão Comunal media 47m x 12m

- A Câmara Secreta media 76m x 36m, e teve a água tingida de preto para dar a sensação de profundidade.

- Aragog, a aranha gigante de Hagrid, pesava 750 kg e tinha 3m de altura e mais de 5m de envergadura.

- Catorze Ford Anglia foram usados (e a maioria destruídos) como o carro da família Weasley. O carro tem o mesmo modelo e cor que o carro no qual a autora J.K. Rowling e sua melhor amiga usavam para passear, quando jovens.

- A fala de Lucius Malfoy "Let's just hope Mr. Potter will always be around to save the day" ("Esperamos que o Sr. Potter sempre esteja presente para salvar o dia") e a resposta de Harry, "Don't worry, I will be" (Não se preocupe, vou estar) foram improvisadas por Daniel Radcliffe e Jason Isaacs.

- Olhos atentos juram que exite um retrato Gandalf, O Cinzento (de O Senhor dos Anéis), entre os quadros da sala de Dubledore. Alguém aí viu?

- Os rostos do projetista Stuart Craig e do produtor executivo Mark Radcliffe (que não tem nenhum parentesco com Daniel Radcliffe) podem ser encontrados entre os quadros da escola.

- O cenário da Floreios e Borrões é, na verdade, a loja de varinhas Olivaras, reformada.

- A tapeçaria do salão comunal da Grifinória é uma réplica do "Lady and the Unicorn", um conjunto real que está em exposição no Cluny Museum, em Paris.

Daniel, Rupert e o diretro Chris Columbus
- Neste filme aparecem todos os quatro filhos de Chris Columbus. Além de Eleanor Columbus, que dera vida a Susan Bones no filme anterior, Brendan Columbus aparece na sala de estudos, Violet Columbus é uma garotinha com flores e Isabella Columbus é garotinha na livraria.

- Achou que Emma Watson é boa na brincadeira de estátua? Modelos em tamanho natural dos atores foram confeccionados para as cenas em que eles estão petrificados.

- Incident on 57th Street (uma musica de Bruce Springsteen lançada em 1973)  foi o título usado pela equipe, para disfarçar as filmagens dos paparazzi. O esquema incluia até claquetes, com o nome trocado.

- O roteiro originalmente incluia um abraço de Hermione nos dois meninos na cena final. Quando Emma afirmou ficar envergonhada por causa da cena, Columbus, fez uma pequena alteração. O abraço foi apenas para Harry, enquanto Rony recebia um desajeitado aperto de mão. A mudança foi interpretada pelos espectadores como uma pista do relacionamenteo entre Hermione e Ron no futuro.

 - Cara de gatinha: esboços da versão felina de Hermione abaixo. Ao lado, a versão finalizada. Clique nas imagens para ampliar!


Prêmios

Recebeu três indicações ao BAFTA: Melhores Efeitos Especiais, Melhor Desenho de Produção e Melhor Som.

Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards: Melhor Interpretação Virtual (Dobby).

2 comentários:

Giselle de Almeida disse...

Juuuuura que Hugh Grant poderia ter sido Lockhart? Adoro os dois! E esse filme é bem melhor que Amor à segunda vista...

Fabiane Bastos disse...

Juuuuro!!!! Põe melhor nisso será q ele se arrependeu??? hehehe