Home » , , » Curiosidades do Prisioneiro de Azkaban

Curiosidades do Prisioneiro de Azkaban

Alfonso da dicas a Emma: "mire na cabeça do Dan!"
- É o primeiro filme da franquia lançado também nos cinemas em IMAX, e também o último filme de Harry Potter a ser lançado em VHS.

- Seu orçamento foi de US$ 130 milhões. Na época do lançamento, a Warner Bros. armou lanterninhas com óculos de visão noturna para prevenir cópias piratas do longa.

- Depois de dois longas em dois anos, Chris Columbus decidiu se afastar devido ao desgate do trabalho. Ele continuou envolvido como produtor, e um novo diretor assumiu a franquia. Entre as alternativas, Kenneth Branagh (que interpretou o prof. Gilderoy Lockhart no segundo filme da série), Marc Forster (que preferiu dirigir Em busca da Terra do Nunca), Collie Khouri e Guillermo Del Toro (que preferiu trabalhar na adaptação dos quadrinhos Hellboy). Foi Del Toro que sugeriu o nome de Alfonso Cuarón. O produtor do filme, David Heyman, percebeu que havia uma conexão temática e etária com os outros filmes do diretor como em E sua mãe também e A princesinha.

- Para familiarizar-se com os três atores principais, o diretor pediu que cada um deles escrevesse uma redação, em primeira pessoa, sobre seus personagens. Emma Watson, agindo como Hermione, escreveu 16 páginas. Daniel Radcliffe escreveu somente uma página. Rupert Grint esqueceu de fazer a redação.

O diretor orienta Dan e Rupert
- Alfonso Cuarón nunca havia lido ou assistido aos filmes da saga antes de ser convidado a dirigir Azkaban. 

- Comenta-se que existia uma cláusula no contrato do diretor que o proibia de falar palavrões no set de filmagens.

- Com diretor novo, o visual de Hogwarts também mudou para refletir a mudança no tom das histórias dali em diante.

- Michael Gambon  assume o papel de Albus Dumbledore, após a morte de Richard Harris; Christopher Lee e Ian McKellen também estiveram cotados para interpretar o personagem. McKellen declinou do papel de por ter dado vida ao mago Gandalf, em O Senhor dos Anéis. Ele dise: "Eu tive problemas suficientes ao viver uma lenda. Duas seria esperar demais."

- David Thewlis, que interpreta o prof. Lupin, havia sido cotado para interpretar o Prof. Quirinus Quirrell em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Entre as opções para Lupin estava Ewan McGregor.

Oldman: "Valeu pelo emprego!"
- Gary Oldman disse ter aceitado o papel de Sirius Black pois precisava trabalhar. Seu longa anterior fora Sin, filmado em 2002.

- Avisado sobre o gosto do garoto pela música, Gary Oldman presenteou Daniel Radcliffe com um baixo, quando se conheceram.

- As tatuagens de Sirius Black (Gaary Oldman) foram baseadas em gangues das prisões russas e indicam que a pessoa deve ser temida e respeitada.
 
- Emma Thompson, aceitou interpretar a professora Sibila Trelawney por causa de sua filha de quatro anos, Gaia. Ela já foi casada Kenneth Branagh, o prof. Gilderoy Lockhart de Harry Potter e a Câmara Secreta.

- Annalisa Bugliani e Tess Bu Cuarón, respectivamente esposa e filha de Alfonso Cuarón, aparecem no longa. Elas compõem o quadro da mulher com bebê próximo à Mulher Gorda.

- Dawn French, a Mulher Gorda deste longa, não é a mesma intérprete do quadro de A Pedra Filosofal.  Ela é casada com Lenny Henry, a voz da cabeça de pigmeu do Nôitibus Andante.

Sir Cadogan
- Sir Cadogan, interpretado por Paul Whitehouse, foi quase completamente cortado do longa. O quadro que deveria substituir a Mulher Gorda na entrada do salão comunal da Grifinória após um ataque, ainda pôde ser visto atrás de Harry na cena em que Gina conta que a Mulher Gorda desapareceu.

- Entre as guloseimas de verdade da Dedosdemel, havia até crânios de açúcar. Entretanto, foi dito ao elenco que todos os doces eram cenográficos para evitar que desaparecessem antes do fim das filmagens. O cenário da loja de doces serviu como a lojas de varinhas Olivaras e como a livraria Floreios & Borrões nos longas anteriores.

- Seis meses foi o tempo que demorou para a equipe de efeitos especiais criar o visual definitivo dos Dementadores.

- O cenário onde Lupin ensina Harry a conjurar o patrono era originalmente o escritório de Dumbledore. 

- Dois gatos persas vermelhos deram vida a Bichento. Crackerjack and Pumpkin recebiam até maquiagem especial e pelos extra para ficarem com cara de gato de bruxa.

- Foram contruídos dois Nôitibus Andantes: um para cenas exteriores e outro para as cenas dentro do ônibus. O exterior foi criado usando um ônibus comum de dois andares, que recebeu mais um andar e pintura roxa.

Nôitibus Andante
- A bela escadaria em espiral que leva à sala de adivinhação pertence, na verdade, a St. Paul's Cathedral, em Londres.

- Para evitar vazamentos, todo material relacionado ao filme era indentificado com o título "Radiator Blues" durante a produção.

- Filmado inteiramente com lentes grande angulares. O comprimento das lentes variou entre 14-24mm e nunca além disso. Alfonso Cuarón queria deixar o público ver o primeiro plano e o fundo.

- O ilusionista Paul Kieve trabalhou como consultor no filme, ensinando pequenos truques para vários integrantes do elenco. Foi o primeiro ilusionista a prestar consultoria num filme da franquia. Ele e o diretor fazem uma pequena aparição na cena do Três Vassouras.

- Um incêndio, próximo ao viaduto de Glenfinnan, na Escócia, atrasou as gravações das cenas do Expresso de Hogwarts.

- Eca! Na cena em que Harry se aproxima de Bicuço, o animal está defecando: isto não costuma ser mostrado nos filmes, principalmente porque os personagens feitos por computação gráfica não costumam ter sistema digestivo.

- Quando aparece o Mapa do Maroto pela primeira vez, ele mostra Newt Scamander, escritor do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, mesmo ele não sendo professor em Hogwarts. Ainda nesta cena, o nome "Moony" (Aluado, que é o apelido de Lupin na versão brasileira) está escrito como "Mooney": não é um erro, mas uma brincadeira com o Supervisor dos Efeitos do Visuais, Karl Mooney.

- Durante a cena em que as enormes portas do castelo são trancadas, é possível avistar a lua cheia e ouvir o uivo de Lupin, transformado em lobisomen.

- Numa fonte próxima à entrada de Hogwarts, existem várias estátuas de águias comendo serpentes: esta é uma referência que Alfonso Cuarón faz à imagem que aparece na bandeira do seu país, o México.

Prêmios

Indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Trilha Sonora.

Indicado ao BAFTA de Melhor Filme Britânico, Melhor Maquiagem, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Desenho de Produção.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates