Home » , , » À beira de um ataque de nervos

À beira de um ataque de nervos


Em A flor do meu segredo, Léo (Marisa Paredes) é uma mulher frágil e iludida, assim como os romances açucarados que escreve sob o pseudônimo de Amanda Gris. Tão presa ao marido que vive fora, como as apertadas botas que ganhou dele, que se recusam a sair de seus pés facilmente. É difícil se encantar de primeira por ela. Mesmo porque as complicações que a deixam a ponto de desmoronar, à primeira vista parecem fúteis e super-estimadas. Então o quadro complica.

A crise em seu casamento chega a um ponto insustentável, o que afeta sua habilidade de escrever. Agora Léo se interessa por dramas mais verdadeiros, deixando os editores dos romances de Amanda Gris a ponto de processá-la. Sua empregada e "braço direito" parece ter outros planos de carreira. Quando ela ensaia  uma mudança, mesmo que pequena (escrever sobre literatura para um jornal), começamos a nos importar por ela e torcer para que esse vislumbre de confiança dure mais que alguns minutos de projeção.
A essa altura você já deve imaginar que a mudança exige da protagonista bem mais do que ela esperava. E o processo é lento e doloroso. Por vezes esporádicos, perdendo muito tempo com as poucas pessoas que a cercam (a mãe, a empregada, o filho drogado da editora), deixando o ritmo do longa arrastado, em alguns momentos.
O talento de Marisa Paredes compensa essas falhas ao apresentar várias nuances de uma mesma pessoa. Que  passa de uma escritora frágil e sensível a uma pessoa realista e auto-confiante. Embora de vez em quando a fragilidade se manifeste, em momentos tristes. Nada mais realista, afinal ninguém é completamente uma coisa ou outra, não é mesmo?

O paralelo entre sua personalidade e o que escreve só não é mais interessante que a crítica à indústria literária. Difícil crer o quão detalhado pode ser um acordo entre editora e autor. Neste caso, determina desde temática e estilo dos livros até o tipo de personagens e situações que pode, ou não, ter.

É claro que depois da tempestade vem a bonança. E assim, a duras penas, vemos Léo deixar de ser uma "vaca sem badalo" (uma das melhores analogias já mencionadas no cinema), tomar as rédeas de sua vida e aprender a viver por conta própria. Assim como não foi fácil para ela,  para nós também não é tão agradável ver os extremos do ser humano. Mas a lição que vem daí, essa tem muito valor. 

P.S.: A melhor amiga de Léo trabalha no instituto de transplantes. Ela ensina aos médicos como abordar os familiares de doadores em potencial, já que informar sobre a morte, e pedir os órgãos de uma pessoa a um parente em uma mesma conversa pode ser uma tarefa difícil. A moça que faz essas encenações se chama Manuela. Mesmo nome e profissão da personagem de Cecilia Roth em Tudo sobre minha mãe. Não pode ser coincidência, né!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates