Home » , , » Os "minis" ainda são os astros!

Os "minis" ainda são os astros!


Mark Wahlberg não é Michael Caine. Não que existisse alguma dúvida quando comecei a assistir a Uma saída de mestre, mas, em se tratando de uma sequência, a comparação é inevitável. O Charlie Croker (Wahlberg) de  2003 também é um jovem ambicioso, mas não carrega o charme de sua versão original. Falando em comparações, a refilmagem de Um golpe à italiana tem pouca coisa em comum com o original. Contudo, as referêcias escondidas são no mínimo divertidas.

Logo no início assistimos ao tal golpe italiano do título original, realizado por uma equipe com todos os estereótipos comuns a filmes de assalto, o especialista em computadores, explosivos, abertura de trancas, etc. Mas o cofre magistralmente surrupiado em Veneza é surrupiado novamente quando Steve Frezelli (Edward Norton), trai seus companheiros de equipe, matando o líder, John Bridger (Donald Sutherland), veterano no crime, prestes a se aposentar. E assim, nos dá um motivo razoável para torcermos para os demais ladrões, para que estes cumpram sua vingança, e para que a honesta filha do ladrão assassinado (Charlize Theron) compre a briga. 


A história pregressa, não apenas do primeiro assalto seguido de traição, mas também um breve histórico de cada membro da equipe, é provavelmente a mais significativa diferença entre esta sequência e o original. A vida pregressa de cada um deles e o roubo mal sucedido no inicio os redime de tudo o que virão a fazer no resto do longa. Com razões morais e pseudoaltruísticas (vigar a morte de Bridger), fica infinitamente mais fácil criar empatia com as personagens.

O plano perfeito aqui são dois. E, claro, o primeiro detalhadamente explicado falha, apenas para assistirmos ao segundo mais espetacular, e com o fator surpresa. Já que, desta vez, eles estavam com mais pressa e não tiveram tempo para explicar o esquema para nós, "o público". 

O resultado é realmente empolgante (não espetacular), com boas cenas de perseguição. Apesar do desfecho previsível e da cena da piegas narração estilo "o que aconteceu com todos", que encerra o longa. Bem inferior ao inusitado final do original. Ao menos o prêmio foi reajustado à inflação, e os ganhos, antes infímos 4 milhões se tornaram 35 milhões. Também em barras de ouro, afinal quando o prêmio é difícil de carregar, os absurdos e exageros cinematográficos ficam mais divertidos.


Entretanto, o melhor do longa mesmo é rever, os minis em versão do século XXI. Os simpáticos carrinhos azul, vermelho e branco continuam a fazer suas peripécias impossíveis, mas desta vez (se você assistiu ao longa de 1963 primeiro), trazem um clima de nostalgia a cada curva. Se busca uma boa razão para ver o filme, não há nada melhor que os Minis! 

Dê ré e descubra o plano original em Um golpe à italiana.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates