3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Outras encarnações de Nosferatu

Como foi muito bem observado pelos nossos prestativos leitores Hugo e Jaqueline, assim que anunciamos o filme da semana, Nosferatu não é um vilão de um filme só. Não houve sequências ou histórias anteriores ao filme de Murnau, mas o vampiro original no cinema visitou as telonas mais duas vezes.


Nosferatu - O vampiro da noite

(Nosferatu: Phantom der Nacht, 1979)

A produção francesa e alemã dirigida por Werner Herzog é uma adaptação do romance de Bram Stoker, mas também uma homenagem ao filme de Murnau. Ná época da produção, a história já era de domínio público, logo não havia empecilhos para o uso do nome Drácula. Nosferatu aparece em um livro que Jonathan Harker (Bruno Ganz) carrega consigo, no visual do vilão e, claro, no título. O enredo tem diferenças em relação à obra escrita e à versão de 1922, vinculando o vampirismo à peste negra.


1922
1979


A sombra do vampiro
(Shadow of the vampire, 2000)

Dirigido por E. Elias Merhige, sua história se passa durante as filmagens de Nosferatu, em 1921, e se aproveita do boato da época de que Max Schreck, intérprete original do vilão, seria realmente um vampiro. Criando um suspense ficcional com personagens da vida real, John Malkovich dá vida a F. W. Murnau, diretor de Nosferatu, que teria arriscado tudo por uma interpretação. Já o papel de Schreck, o vampiro, é vivido por um muito bem caracterizado Willem Dafoe.


Dafoe como Nosferatu
Malkovich - Murnau

2 comentários:

Hugo disse...

Obrigado pelo citação.

Também assisti e gostei de "A Sombra do Vampiro", que tem um sensacional caracterização de Willem Dafoe.

Até mais

Fabiane Bastos disse...

Eu estava na dúvida se faria ou não esse post, e os comentários de vcs foram decisivo, logo merece ser mencionados.

Tô louca para ver "A Sobra do Vampiro", que só descobri que existia quando comecei a pesquisa para nosferatu.

Obrigada pela visita!