Home » , , » Ficou devendo na emoção

Ficou devendo na emoção

Pedofilia, homossexualidade, travestismo. Não é segredo para ninguém que questões envolvendo a sexualidade humana são caros para a cinematografia de Almodóvar, e não é diferente em Má educação. Mas os temas incomuns, em especial quando são tratados em conjunto, não estão reunidos apenas para chocar ou retratar caricaturas. A identidade sexual é um aspecto que lhe interessa, mas poderíamos dizer que a condição humana e tudo que a cerca - desejo, culpa, frustração, repressão, realização - é que é sua verdadeira matéria-prima.

Mas não se engane: apesar de falar de coisas simples, essenciais, o cineasta gosta mesmo é de um roteiro intrincado, cheio de curvas e pontos de interrogação, feito um novelo que vai se desenrolando dentro de um labirinto. Neste caso, a história começa com Ignacio (Gael García Bernal), um ator, procurando Enrique (Fele Martínez) um cineasta, propondo que este conte a história da infância dos dois, que se conheceram numa escola católica ainda na infância, quando se apaixonaram um pelo outro e quando Ignacio passou a ser assediado com frequência pelo padre Manolo (Daniel Giménez Cacho).

Tais acontecimentos não só provocariam a separação entre os dois meninos, já que o jovem foi expulso do colégio, como determinariam também uma mudança radical em sua vida: já adulto, ele viraria travesti. Ignacio agora precisa enfrentar a desconfiança de Enrique e seu ceticismo em relação ao projeto. Ao mesmo tempo em que os dois se aproximam, vários fantasmas desse passado nebuloso vem à tona, desvendando aos poucos essa trama mais complicada do que aparenta à primeira vista.

Como de costume, Almodóvar foi muito feliz com a escolha de seu elenco, desta vez predominantemente masculino, que nos brinda com ótimas atuações. Bernal, que se divide entre vários personagens cheios de nuances e mistérios, não decepciona em nenhum momento e dá conta de tamanha responsabilidade, e é bem amparado pelo elenco de apoio. Mas se há tantas qualidades num filme que ousa desse jeito na temática e é bem realizado, por que ele é um dos menos celebrados da filmografia do diretor? Porque nem só de apuro técnico vive o cinema, e quando se fala de um trabalho de Almodóvar se espera um pouco mais de emoção, de identificação com os personagens. Afinal, é isso que torna seus filmes tão especiais.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates