3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Curiosidades de Toy Story

Poucos brasileiros lembram mas o filme foi lançado com o título de Toy Story - Um Mundo de Aventuras por aqui, em 1995. Em terras lusitanas ele se chama Toy Story — Os Rivais.

Seguido por Toy Story 2 (1999) e Toy Story 3 (2010);

O primeiro longa metragem dos estúdios Pixar.

O primeiro filme da história totalmente feito por computação gráfica, embora haja controvérsias e muitos considerem que este feito pertença à produção brasileira Cassiopéia .

Primeiro filme realizado através da parceria entre a Walt Disney Pictures e a Pixar

Buzz, John e Woody
Estreia de John Lasseter como diretor;

Cada frame de Toy Story levou de 4 a 13 horas para ser feito, dependendo da complexidade da cena em questão;

O orçamento de Toy Story foi de US$ 30 milhões.

No ano de seu lançamento, foi a terceira maior bilheteria de um filme do gênero (perdende apenas para O Rei Leão e Aladdin). Arrecadou 191.796.000 dólares nos Estados Unidos (a maior bilheteria de 1995) e 358.100.000 dólares em todo o mundo.

Segundo o site especializado Rotten Tomatoes a avaliação do filme é de 100% baseado em 74 críticas.

No Brasil, as músicas do filme são cantadas por Zé da Viola, e em Portugal por Miguel Ângelo.

As personagens Woody e Buzz Lightyear foram baseados nos brinquedos de infância do diretor John Lasseter. Segundo Lasseter, ele brincava com um boneco do Gasparzinho que foi substituído, quando cresceu, por um G.I. Joe. Uma situação semelhante ao que acontece com os personagens no filme;

O Toyota Truck do Pizza Planet que Buzz e Woody pegam para encontrar Andy, aparece em outros filmes da Disney/Pixar. Desde as sequêncas, Toy Story 2 e 3, até em Procurando Nemo, Monstros S.A., Carros WALL-E e Vida de Inseto.

O posto de gasolina no qual Woody e Buzz brigam (e depois entram no carro da Pizza Planet), se chama Dinoco, mesma empresa que patrocina a equipe de corrida de Relampago MacQueen  em Carros.

O soldado que Sid explode no quintal seria um G.I. Joe, más a empresa Hasbro não permitiu usa-lo no filme pelo fato dele explodir.

A textura do carpete na casa de Sid é a mesma presente em O Iluminado (1980);

Na reunião de Woody com os brinquedos antes do aniversário de Andy, dá para ver alguns livros na estante atrás de Woody com títulos de curtas da Pixar, como Knick Knack, Tin Toy.

Na cena em que Woody e Buzz vão atrás do caminhão de mudanças, o rádio do carro da família de Andy toca "Hakuna Matata", trilha de O Rei Leão.

A caveira estampada na camiseta de Sid, é logotipo da famosa companhia de skate Zero Skateboards.

Toy Story foi relançado nos cinemas em 2010, remasterizado e convertido 3-D Digital. Assim como a sequencia Toy Story 2. Já que faziam mais de 10 anos desde o lançamento do segundo filme, a Disney resolver preparar o terreno. Apresentar o longa às novas gerações e arrecadar alguns trocados, antes de Toy Story 3 chegar as telas.

No Brasil também houve re-lançamento. Mas enquanto os norte-americanos assistiam aos dois primeiros longas com apenas 1 ingressos, os brasileiros precisaram pagar por cada filme.
Leia resenhas das blogueiras do sofá de Toy Story 3.
Por Fabiane Bastos
Por Giselle de Almeida

Prêmios e indicações


Indicado a 3 Oscar, Óscar: Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Original e Melhor Canção "You got a Friend on Me"

Indicado a 2 Globos de Ouro: Melhor Filme em Comédia e Melhor Canção "You got a Friend on Me".

0 comentários: