Home » , , » A hora da vingança

A hora da vingança


Esqueça as cenas de ação frenéticas e sanguinárias do primeiro filme. Em Kil Bill vol. 2, o ritmo da narrativa se torna mais lento e mais contemplativo. É hora de finalmente entendermos o que aconteceu durante o massacre em El Paso. Dessa vez, contamos com mais do que meros flashbacks: o primeiro capítulo da continuação mostra detalhadamente o que aconteceu durante o ensaio do casamento da Noiva. Seu reencontro com Bill (David Carradine) não poderia ter sido mais amistoso. Seria mesmo? O plano que enquadra algoz e vítima pela primeira vez nos mostra que entre eles há um deserto que se perde no horizonte, seco, árido e sem vida. Os dois agora pertencem a mundos diferentes, e nem o mais terno dos diálogos é capaz de mascarar isso. E a aura angelical da cerimônia, garantida pelo excesso de luz na bela fotografia em preto e branco de toda a sequência, é brutalmente interrompida pelas silenciosas e fatais Víboras Assassinas. Nessa história, não há felizes para sempre.

Depois de eliminar seus primeiros alvos a base de muitos golpes de kung fu e de espada, num ritmo digno de videogame, Beatrix Kiddo (finalmente descobrimos o nome da personagem de Uma Thurman) enfrenta bem mais dificuldades antes de terminar sua lista. Budd (Michael Madsen, que nem de longe lembra o charmoso Mr. Blonde de Cães de aluguel) é, eu diria, seu adversário mais respeitável: em vez de subestimá-la, prepara-se para o confronto e consegue boa vantagem. Seu único ponto fraco: a ganância. Já o embate com Elle Driver (Daryl Hannah), que já no primeiro filme mostrou-se desprezível, garante uma das cenas mais inusitadas e impagáveis do filme. Humor também é fundamental.


Aliás, o capítulo dedicado ao treinamento com Pai Mei também é divertidíssimo. A história do mestre carrasco e do pupilo, já vista à exaustão em tas produções do gênero, fica bem mais interessante com a trilha sonora e os movimentos de câmera que lembram os filmes orientais de artes marciais que Tarantino tanto gosta. As referências são propositais e descaradas, e a intepretação afetada de Gordon Liu dá o tom de caricatura que dá ao filme um pouco de leveza necessária para o equilíbrio com uma trama tão barra-pesada.

Mas o grande momento do filme é mesmo o esperado acerto de contas entre Beatrix e Bill. A sequência em que ela entra de arma em punho e com uma Hatori Hanzo na bainha e é "desarmada" por um oponente inesperado é demais. A expressão de Uma traduz, na medida do possível, a enxurrada de sentimentos que a personagem vive naquele momento: surpresa, raiva, alegria, decepção, alívio. É até difícil imaginar uma pessoa lidando com tudo isso ao mesmo tempo. Enquanto isso, seu ex age com uma falsa naturalidade que chega a irritar. 


Carradine, cínico na medida certa, vai da teoria tarantinista sobre super-heróis ao tiro repentino com a mesma calma. A polidez com que se tratam é mais tensa do que qualquer cena de embate dos dois volumes. Todo o caminho percorrido até ali está em jogo: teria valido a pena ou não? A resposta está nos últimos créditos do filme, que apresentam a protagonista. Beatrix Kiddo, também conhecida como A Noiva, Mamba Negra ou Mamãe. Ou seja: Tarantino também sabe ser fofo de vez em quando.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates