Home » , , » Um pouco mais do diretor: John Hughes

Um pouco mais do diretor: John Hughes

Diretor, roteirista e produtor John Wilden Hughes, Jr., é considerado o rei das comédias adolescentes da década de 1980. Nascido em 18 de fevereiro de 1950, começou a carreira após abandonar a Arizona State University, escrevendo piadas para humoristas bem estabelecidos. Nos anos 70 escreveu para a revista National Lampoon, foi nessa época que começou a escrever roteiros.

A estréia como diretor foi em 1984, com Gatinhas e Gatões, o primeiro de uma série de obras que chamaram a atenção ao retratar o universo adolescente com simplicidade, verdade e ausência de censuras e julgamentos. É dessa época seu conjunto de obras consideradas clássicos da sessão da tarde, como Curtindo a Vida Adoidado e Clube dos Cinco.

Com receio de ficar marcado como diretor que só faz comédias adolescentes, em 1987 dirigiu Antes Só do que Mal-Acompanhado, com Steve Martin e John Candy. A mudança na temática continuou em seus próximos três filmes, Ela Vai Ter um Bebê, Quem Vê Cara Não Vê Coração e A Malandrinha. Nenhum deles repetiu o sucesso de suas comédias adolescentes. A Malandrinha (1991) foi seu último trabalho como diretor.

Seu maior sucesso comercial, no entanto, foi como roteirista. Esqueceram de mim, com roteiro de Hughes e direção de Chris Columbus (de Harry Potter e a Pedra Filosofal), foi o filme mais assistido de 1990, e detém o título de comédia live-action mais bem sucedida de todos os tempos. Além de transformar Macaulay Culkin em uma das estrelas mirins mais rentáveis dos anos 90.

Em 1994, Hughes voltou a morar em Chicago, afastado da vida publica, mas continuou a escrever roteiros e produzir filmes.  Em alguns deles assinava com pseudônimo "Edmond Dantès", uma homenagem ao personagem principal de O Conde de Monte Cristo.

Hughes morreu em 6 de agosto de 2009, aos 59 anos. Teve um ataque cardíaco durante uma caminhada em Manhattan, onde visitava parentes. No ano seguinte recebeu um tributo no Oscar, apresentados pelos outrora astros adolescentes de seus filmes.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates