Home » , , » Qual o problema de Henrique VIII?

Qual o problema de Henrique VIII?

Qual o problema de Henrique VIII (Eric Bana)? Não é segredo que reis sofriam de casamentos arranjados com mulheres que não seria sua escolha em outras circunstâncias. Mas também não era segredo que o rei poderia ter quantas e quais amantes quisesse. Em uma época em que os nobres conspiravam para ter benefícios, não havia um que não disponibilizasse suas filhas para o soberano de seu reino. Mesmo assim Henrique se deixou dominar pelos joguinhos de sedução de Ana Bolena (Natalie Portman).


A Outra apresenta um monarca fraco, corrompível, e que não consegue controlar seus impulsos, mesmo que o prejuízo seja grande. Mas tudo bem, o filme não é sobre Henrique afinal. É sobre Ana e sua irmã, "a outra garota bolena", Maria (Scarlett Johansson). As moças disputaram a cama do rei, que via nelas a possibilidade de ter um herdeiro, uma vez que sua rainha, só lhe dera uma menina e não poderia  mais ter filhos.

Abrangendo vários anos de história em poucos minutos, não sobra muito tempo para conhecer os personagens. Gerando uma certa confusão entre o vai-e-vem na corte. São inúmeras normas e tradições, pouco familiares a nós, e complicado ainda mais por intrigas e traições. 

Mesmo entre o trio principal, o destaque fica com Natalie Portman e sua habilidade de persuasão e de criar intrigas. O que não deixa de ser curioso, uma vez que "a outra garota Bolena" (do título original) seria Mary. Ignorada pela história a moça viu sua irmã Ana ascender ao trono ao lado do homem de quem fora amante anteriormente. O que atrapalhava e muito a relação de união das duas.

Se Portman rouba a cena, Johansson não convence tanto como coitadinha, provavelmente culpa de seu status de "sex simbol". Bana faz bem o papel de rei (por falta de palavra melhor) otário, perdido e confuso em suas belas capas peles. O figurino aliais é deslumbrante, nos faz imaginar constantemente como as pessoas conseguiam suportá-lo. E até ensaia criar uma relação entre as roupas e a personalidade das moças, mas o resultado não é muito bom.


Entretanto, apesar de romanceado, é um interessante registro histórico. Claro, apenas se o expectador se importar em descobrir mais tarde o que é considerado verdade, e o que foi exagerado por Hollywood. Verdade que Henrique fora um rei volúvel. Que rompera com a igreja para atender a seus desejos pessoais. E que se envolvera com as duas irmãs Bolena. 

Também é verdade que apesar de seus esforços para gerar um herdeiro varão, sua herdeira mais longeva fora uma menina. E não uma menina qualquer, fora Elizabeth I. Nascida das intrigas de Ana Bolena. Qual o problema de Henrique? Provavelmente foi o primeiro britânico a enfrentar o "girl power" em sua totalidade!

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates