3 blogueiras + 1 desafio = aprimorar a cinefilia.
DVD, sofá e pipoca,
formando cinéfilas melhores!

quinta-feira, 28 de março de 2013

Um pouco mais da atriz Natalie Portman

Natalie Portman, como poucos sabem, é o nome artístico da atriz e produtora Natalie Hershlag. Poucos sabem também que ela nasceu em Israel, mas é cidadã americana por ser filha de um médico israelita e uma dona de casa (agora sua agente) americana. O que todos sabem é que Natalie é uma estrela talentosa e influente em Hollywood.

Começou cedo sua carreira, aos 12 anos, em O profissional (Léon, 1994), um filme de Luc Besson e ao lado dos grandes atores Jean Reno e Gary Oldman. Uma personagem difícil e complexa brilhantemente defendida pela jovem atriz, já demonstrava o seu talento logo em seu primeiro grande trabalho. Natalie ainda participou de vários filmes importantes, como Todos dizem eu te amo (Everyone says I love you, 1996) de Woody Allen e Marte ataca! (Mars attack!, 1996) de Tim Burton e chegou a ser indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante por Em qualquer outro lugar (Anywhere but here, 1999), em que contracena com Susan Sarandon. Seu talento já havia sido reconhecido, mas ela só foi alçada ao megaestrelato ao decidir dar vida à Padmé Amidala, o grande amor de Anakin Skywalker na segunda trilogia de Star Wars, do diretor George Lucas. Versátil, a atriz parece querer não se rotular e escolhe papéis em diferentes áreas, atuando em filmes de comédia, como Zoolander (Zoolander, 2001) ao lado do gaiato Ben Stiller, e de temáticas infatis, como A fantástica fábrica de brinquedos (Mr. Magorium's Wonder Emporium, 2007) e outros de temas mais pesados, como V de Vingança (V for Vendetta, 2006), baseado na graphic novel homônima de Allan Moore e em que teve que raspar a cabeça para interpretar a personagem Evey Hammond, e a polêmica stripper Alice de Closer - Perto demais (Closer, 2010) - além do recente blockbuster Thor (Thor, 2011), prelúdio para a megaprodução Os Vingadores (The Avengers, 2012). Indicada a alguns prêmios por suas interpretações, Natalie ganhou alguns deles em sua carreira; mas sua interpretação em Cisne negro (Black Swan, 2011) foi arrebatadora: indicada a todos os prêmios na categoria principal, levou todos pra casa.

Durante as gravações desse filme, Natalie conheceu seu futuro marido e pai de seu filho, o coreógrafo francês Benjamin Millepied. Discreta quanto à vida pessoal, Natalie nunca teve seu nome envolvido em escândalos e foca as entrevistas em sua carreira. Judia e vegan (um tipo de vegetarianismo mais radical e filosofia de vida em que o homem deve respeitar a vida animal e não explorá-la, seja para alimentação ou para qualquer outro fim), a atriz não esconde suas opiniões fortes em entrevistas e tem discurso engajado. Formada em Psicologia em Harvard, também frequentou a Universidade Hebraica e fala fluentemente 5 idiomas: inglês, hebraico, francês, alemão, japonês e espanhol. Interessado em saber mais da carreira dessa brilhante atriz? Acompanhe a lista de filmes que ela participou:

O Profissional  (Léon /The Professional, 1994)                  
Fogo Contra Fogo (Heat, 1995)
Brincando de seduzir (Beautiful girls, 1996)
Marte ataca! (Mars attack!, 1996)
Todos dizem eu te amo (Everyone says I Love you, 1996)
Star Wars: Episódio I – A ameaça fantasma (Star Wars Episode I: The Phantom Menace, 1999)
Em qualquer outro lugar (Anywhere but here, 1999)
Onde mora o coração (Where the heart is, 2000)
Zoolander (Zoolander, 2001)
Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (Star Wars: Episode II Attack of the Clones, 2002)
Cold Moutain (Cold Moutain, 2003)
Hora de voltar (Garden State, 2004)
Closer – Perto demais (Closer, 2004)
Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (Star Wars Episode III: Revenge of the Sith, 2005)
Free zone (Free zone, 2005)
V de Vingança (V for Vendetta, 2006)
Paris, te amo (Paris, je t’aime, 2006)
As sombras de Goya (Goya’s ghosts, 2006)
A Loja Mágica de Brinquedos (Mr. Magorium's Wonder Emporium, 2007)
Viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited, 2007)
Um Beijo Roubado (My blueberry nights, 2007)
A outra (The other Boleyn girl, 2008)
Nova York, eu te amo (New York, I love you, 2009)
As coisas impossíveis do amor (The Other Woman, 2009)
Entre Irmãos (Brothers, 2009)
Cisne negro (Black Swan, 2010)
Sexo sem compromisso (No strings attached, 2011)
Hesher (Hesher, 2011)
Sua alteza (Your highness, 2011)
Thor (Thor, 2011)

0 comentários: