Home » , , » Da série "podia ser um curta"

Da série "podia ser um curta"

Lisbeth (Rapace): completamente perdida
Existe um problema muito grande com trilogias em geral: manter a excelência em todos os livros. Ainda não li a trilogia escrita por Stieg Larsson que deu origem aos filmes, mas o grande problema de A menina que brincava com fogo (The girl who played with fire, 2009) me parece ser estrutural. Como fazer algo diferente com um filme preso a uma história concebida para ser intermediária entre o começo promissor e um fim que corresponda à altura? 

Mantendo o elenco original da primeira parte da trilogia, o diretor Daniel Alfredson tenta tirar leite de pedra. Esse filme gira em torno de Lisbeth (Noomi Rapace, sempre excelente); mostra seu lado mais terno ao revisitar o antigo tutor já bem adoentado, uma mulher de palavra e destemida que não teme ameaçar (novamente) o novo tutor, uma garota desajustada querendo simplesmente ser deixada em paz. Então três assassinatos acontecem, incluindo o novo tutor de Lisbeth, e as suspeitas caem todas sobre ela. Bloomkvist (Michael Nyqvist) parece ser o único a acreditar na inocência da garota, e decide que quer ajudá-la. Mas ele não tem contato com Lisbeth há mas de um ano, e da primeira vez quem começou o contato foi ela. Ele só podia esperar que ela pedisse ajuda. O que ela faz, mas só aos 45 do segundo tempo.

O filme parece se arrastar ao longo do tempo, como se precisasse encher uma linguiça gigante e dar a deixa para o próximo filme. Apenas isso. A sensação que tive ao assistir foi exatamente essa. Aí entra uma cena de nudez desnecessária, uma cabeça estourada em close up, e nada realmente acontece. Até mesmo o link entre os crimes e o envolvimento de Lisbeth neles soa falso, fraco, perdido. Estranho demais. 

Como a primeira parte da história é de perder o fôlego, espero que a parte final não decepcione. Essa parte 2 deixou muito a desejar...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates