Home » , , , » Birdman - ou A inesperada virtude da ignorância

Birdman - ou A inesperada virtude da ignorância

O filme já chegou em terras tupiniquins laureado com um Globo de Ouro pela (brilhante) atuação de Michael Keaton no papel principal do longa, mas posso dizer que fui surpreendida por Birdman  - ou A inesperada virtude da ignorância (Birdman - or The unexpected virtue of Ignorance, 2015). Talvez não soubesse o que esperar de Iñárritu nesse longa, mas certamente não era nada do que vi na tela.

Os bastidores da Brodway viram metáfora para a vida real: todo o elenco tem atuação espetacular
Uma crítica ácida e contundente à nossa sociedade, à sociedade do espetáculo, à nossa mania de grandeza, ao nosso desespero por querer ser amado a qualquer custo. Metaforizando a vida em arte dramática, o diretor nos leva a vê-la através da cabeça perturbada de Rigga Thomson (Keaton), um ator decadente que teve seu momento de glória quando era jovem e interpretava um famoso super-herói conhecido por Birdman. Agora, já velho para o cinema de ação, ele tenta provar para todos (inclusive a si mesmo) que é um artista e não apenas um fantasma do passado. Enfrentando problemas para a montagem de uma peça na Brodway, ele tem que lidar com problemas familiares e egos diversos para que sua peça não seja o maior fracasso da história.

Thomson (Keaton) e Shiner (Northon): briga de egos
É muito interessante a composição visual com a câmera em primeira pessoa; somada à voz do próprio Birdman assombrando os pensamentos do ator, temos a sensação de que ele também nos persegue - e no fundo, fica a sensação de "somos todos Birdman". A linha do horizonte está sempre desnivelada, o filme todo, e a montagem alucinante que faz parecer que o filme é todo um enorme plano sequência só reforçam a ideia de que algo na mente de Thompson não vai bem. Uma esperteza do diretor, que ainda conseguiu grandes interpretações de todo o elenco - com destaque para Keaton e Edward Northon, que brilham mais no elenco afinado. Emma Stone também não deixa a desejar, e (à despeito de minha antiga antipatia pela moça) mostra que está pronta para voos mais altos em termos de atuação.

Rigga Thomson (Keaton) e seu alter-ego Birdman: o anjinho em seu ombro?
Iñárritu tinha boas cartas na mão e soube usar todas elas nos momentos oportunos. Os diálogos espertíssimos e a montagem são apenas dois exemplos de bons trunfos que ele tinha, e foram genialmente orquestrados. No fim das contas, Birdman pode não agradar a muita gente por não ser uma comédia americana típica, como se poderia esperar (e acho que muita gente desavisada está esperando por isso), mas é um bom tapa na cara se você estiver disposto a se aventurar. 

1 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigada por compartilhar! Birdman é bom. Desfrutei muito deste filme pelo bom enredo e narrativa. O elenco é incrivel! É um dos filmes com Michael Keaton que eu mais gostei até agora. Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus trabalhos atuais como The Founder filme, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. Sendo sincera eu acho que a sua atuação é extraordinária. Recomendo! A verdade vale a pena.

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates