Home » , , » Nem melhor, nem pior: apenas Ed Wood

Nem melhor, nem pior: apenas Ed Wood


Edward D. Wood, Jr. foi um tremendo oportunista. Aproveitou todas as oportunidades que lhe apareceram na frente, de qualquer jeito. E quem poderia julgá-lo? Afinal, não é todo dia que se tem uma chance em Hollywood. Ed Wood (Ed Wood, 1994) narra a história de um cara meio esquisito, mas que adoraria contar suas ideias para o mundo - e olha que o que não lhe faltava era uma ideia.

Ok, nenhuma era lá um primor. Mas, sob momentos de pressão, porque não arriscar adaptar uma coisa ou outra? E por que não aproveitar a presença de um grande - porém já debilitado e esquecido - ator como Bela Lugosi (interpretado magistralmente por Martin Landau) para dar um certo prestígio? Pois foi exatamente o que ele fez.

Excêntrico e sonhador, Edward (Johnny Depp) arruma um jeito de ajudar ao decadente ator - que vem a se tornar um queridíssimo amigo - e conseguir sua chance de contar ao mundo sua história, mesmo que de um jeito bastante distorcido. É delicioso ver como ele se mete em diversas enrascadas e como acaba saindo de todas elas. O elenco afinado e o clima noir em preto e branco só enfatizam a comicidade de certas situações e dão o clima sombrio e melancólico quando necessário.

Uma boa pipoca num sábado à tarde, uma estória única, um visual bacana. Divertido e pretensioso - no sentido de fazer jus a um homem que lutou pelos seus sonhos da forma como dava, e acabou tendo-os realizados. Ele pode até ter conquistado uma fama obscura e tardia, e não é nada elogioso ser considerado o pior cineasta do mundo, mas não podemos negar que ele realizou muito mais do que muita gente melhor que ele por aí. E é exatamente essa homenagem que Tim Burton tentou - e conseguiu - fazer.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates