Cinderela


Um conto de fadas com tudo o que tem direito: donzela boa, madrasta má, príncipe encantado (e encantador), muita magia envolvida. Cinderela (Cinderella, 2015) vai agradar às pequenas que forem ao cinema e não vai deixar pais sonolentos, e sendo uma produção caprichada como só a Disney consegue montar, o longa é garantia de sucesso. Apesar de ter faltado um "bibbidi-bobbidi-boo" para ser perfeito, Cinderela tem muitos motivos para cair no gosto do público. 

Um resumo da produção: luxo, bom humor, boas interpretações e respeito ao clássico
É impressionante o luxo de cenários e figurinos, que se tornam um deleite para os olhos. O roteiro não foge à clássica versão do conto dos Irmãos Grimm que o estúdio havia levado às telonas 55 (!) anos atrás - há apenas um leve interesse em contar a história de Ella (Lily James, quase convincente), a pequena órfã que se vê às voltas com grandes reviravoltas na vida. Enquanto sua infância foi extremamente feliz ao lado da mãe e do pai que a amavam mais que tudo, sua vida adulta não foi nada fácil ao lado de sua madrasta (vivida por uma estonteante Cate Blanchett) e suas meio-irmãs, Drisella (Sophie McShera) e Anastácia (Holliday Grainger). Condenada a viver como uma serviçal por conta do ciúme doentio da madrasta, ela busca refúgio em seus amigos bichinhos e procura seguir à risca o conselho maior de sua mãe: antes de morrer, ela lhe confiou o segredo para sobreviver a tribulações, que consistia em ser corajosa e gentil.

Dia difícil para as inimigas...

Sufocada pela constante provação de sua bondade, Ella resolve fugir de casa e no meio da floresta encontra, por acaso, um jovem príncipe (Richard Madden, a.k.a. Robb Stark) disfarçado como um mero aprendiz. Ele estava em meio a uma caçada, mas Ella interveio pelo animal. Encantado com a moça, ele se apresenta como apenas Kit. Depois desse começo ligeiramente diferente do que estávamos habituados, a estória segue normalmente até o "felizes para sempre". Tudo muito bem feito, com destaque para a escolha de um elenco luxuoso - não é todo dia que se encontra Cate Blanchett, Stellan Skarsgard e Helena Boham-Carter no mesmo filme, não é? - e os efeitos visuais, além do tom de comédia (principalmente quando as terríveis meio-irmãs de Cinderela resolvem aprontar as suas) e da atuação excelente de Blanchett. E aqui abro um parêntese bem pessoal, pois tinha muita expectativa quanto a esse quesito em particular: meu medo era de que ela cometesse o erro de muitas outras grandes atrizes que pesaram na mão e criaram vilãs caricatas, mas (apesar de um ou outro leve exagero), Cate simplesmente ar-ra-sou. 

 
A fada-madrinha (Boham-Carter):
Seria perfeito,não fossem dois pequenos detalhes - e aí é coisa de fã, mesmo: o vestido de baile de Cinderela é muito azul - e em algumas fotos da produção ele não parecia ser de um tom tão forte, o que me fes pensar em uma coloração digital (e que tirou um tantinho da beleza dele, o que não interfere no resultado final); e quando a Fada Madrinha (Helena Boham-Carter, ela pode ser minha fada-madrinha também?) aparece para transformar a moça para o baile, ela não canta a musiquinha característica da cena. Na verdade, a solução usada foi até bem legal - o filme não foi concebido como um musical, mas ali... Faltou a canção. Nem tudo está perdido, pois se você quiser ouvir a tão famosa música na voz de Boham-Carter, é só esperar pelos créditos finais. No fim das contas, o filme é extremamente fofo e não decepciona. Diversão garantida para a família toda. 

Curiosidade: essa foto é da produção do filme. Reparem no tom do azul.
Mas o tom que aparece no filme é esse, bem mais escuro. Qual você prefere?

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates