Home » , , , » A série Divergente - Convergente

A série Divergente - Convergente


Convergente (Allegiant, 2016) é a primeira parte do capítulo final da saga futurista Divergente (baseado na trilogia de Veronica Roth) que foi exportado para as telonas. O filme começa exatamente onde o segundo filme parou - se você não viu nenhum dos longas anteriores, é bom fazer uma pequena maratona para não se perder), então se você não deseja ler nenhum spoiler, siga direto para os dois últimos parágrafos desse post.
Além da muralha: e agora?
A jovem Tris Prior (Shailene Woodley) conseguiu abrir a caixa reservada para que um dos divergentes tivesse acesso à mensagem dos criadores da nova Chicago e do sistema de facções. Nela, a resposta que tanto desagradou a antiga presidente Jeanine (Kate Winslet): eles não estavam sozinho no mundo, como acreditavam. Atrás dos altos muros da cidade, a humanidade os aguardava. Esperançosa com o que poderia encontrar e horrorizada com o novo sistema implantado por Evelyn Eaton (Naomi Watts) - que lembrava em muito o anterior, de Jeanine - Tris encontra um jeito de escapar do cerco à muralha com Quatro (Theo James), Caleb (Ansel Elgort), Christina (Zoe Kravitz), Tori (Maggie Q) e Peter (Miles Teller). Ao atravessar o muro, a realidade os surpreende: um deserto vermelho os aguarda. Perseguidos por dois soldados de Evelyn, o grupo acaba sendo socorrido pelo exército de Providence, a nova cidade criada no antigo aeroporto de Chicago.

Ganhando passe livre para a nova cidade, sendo aclamados e reconhecidos pela população (que, descobrimos, os acompanhavam desde sempre pois Chicago era vigiada e televisionada para lá), todos recebem uma segunda chance. Enquanto alguns ganham uma vaga burocrática na vigilância da sua antiga cidade (que está em guerra após o desentendimento entre os Sem Facção e a líder da Amizade) e outros são relocados no exército local, que cumpre missões regulares à Margem, Tris descobre que há algo muito mais importante para salvar que sua própria cidade: o mundo.

Quatro (James), Caleb (Elgort) e Tris (Woodley): sobrevivendo a tudo

Seu dna é o único 100% puro dentre os habitantes de Chicago. Sendo tão puro, ele é a chave para o desenvolvimento e regeneração da humanidade, que sobrevive em cidades-ilhas superdesenvolvidas em meio ao deserto. Quem lhe explica tudo é David (Jeff Daniels), que se mostra empolgado com a chegada daquela que poderia ser a salvadora da humanidade. Tris se sente honrada e quer ajudar como puder, sendo ela a única que pode oferecer tal oportunidade. Mas Quatro desconfia que há algo errado, e ele descobre que há algo mais terrível que a briga entre facções em sua própria cidade.
Peter (Teller): o vilão é o melhor em cena
Convergente é um desfecho até coerente da saga iniciada em Divergente (2014), mas infelizmente a estória perde força já no segundo segmento, Insurgente (2015). O roteiro é cheio de reviravoltas previsíveis e com algumas falhas graves. Além disso, os (d)efeitos especiais são tão evidentes (e, em alguns casos, ridículos) que não envolvem o espectador e provocam efeito contrário ao de encantar. Ao término do longa, fiquei com a sensação de que se esticou demais a segunda parte da trama no segundo filme e sobrou muita coisa para explicar no terceiro - mas não houve tempo para isso - e a ação propriamente dita ficou reservada para o último filme. As cenas de ação, inclusive, são bem "menores" que as dos primeiros longas, e o romance também não consegue prender a atenção, culminando em um final insosso, brega e sem graça. A única coisa legal do filme é o personagem de Teller, que consegue ser um vilãozinho ardiloso, mas que cativa o público com suas tiradas engraçadas e atitudes impensadas.

Chegando à Providence: efeitos especiais de gosto duvidoso

Se você acompanhou a saga no cinema ou já era fã da trilogia antes de ela ir parar nas telas, vale a pena conferir o início do gran finale. Para os desavisados, o filme não é mais que uma parte da trilogia (não funciona sozinho) - então, faça o dever de casa. Para quem está querendo apenas uma diversão leve e esquecível, Convergente é uma boa pedida: ação e romance razoáveis, mas nada muito profundo. Resta saber como será que a segunda parte se resolverá.

1 comentários:

Unknown disse...

O trabalho que Naomi Watts faz sempre é bom. Eu ancho que o papel que realizo em a Refem do Medo é uma dos melhores Naomi Watts filmografia, a forma em que vão metendo os personagens e contando suas historias é única. É um dos melhores filmes de suspense, tem uma boa história, atuações maravilhosas.

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates