Home » , , , » Deserto

Deserto


Deserto (Desierto, 2015) é um filme tenso. Passado todo no deserto que une (e divide) os Estados Unidos do México, o drama de Jonas Cuarón relata a estória de um grupo de imigrantes ilegais mexicanos tentando atravessar o deserto e que acabam encontrando um vigilante solitário - que acha que cumpre seu papel de proteger a pátria. Entre sol forte, promessas de uma vida nova, areia, sonhos pedras e cactus, a luta pela sobrevivência ganha novos significados.

Moisés (Gael García Bernal) faz parte de um grupo de mexicanos que embarca clandestinamente para os Estados Unidos. Quando o carro deles quebra no meio do deserto, as coisas saem do planejado: a rota muda e o destino de todos também. O grupo se divide e com ele permanecem um dos guias,  Mechas (Diego Cataño), Adela (Alondra Hidalgo) e Ramiro (Óscar Flores Guerrero) - uma jovem cujos pais sonhavam com sua segurança e a deixaram nas mãos de um atravessador - e Ulisses (David Peralta Arreola), que acabaram não conseguindo acompanhar o ritmo do outro guia e a maior parte do grupo. E o que parecia ser uma desvantagem tornou-se uma segunda chance para eles.

Moisés (Bernal) e Adela (Hidalgo): imaginar-se na pele deles nesse momento é algo aterrador
Sam (Jeffrey Jean Morgan) é um americano que costuma caçar no deserto - mas não exatamente como um caçador normal. Suas presas não são os animais que lá habitam, mas qualquer um que tente atravessar a fronteira de forma ilegal. Ele avista o grupo de Moisés e até comenta sobre eles com um dos patrulheiros locais, mas resolve agir por conta própria. Com a ajuda de seu cão de caça Tracker (sugestivo nome de Rastreador para um animal de estimação) ele começa a perseguição. Sem dó - e até com um terrível prazer em fazê-lo - ele abate o primeiro pelotão (que não tinha onde se esconder). Ao perceber que não tinha terminado com todo o grupo, ele embarca numa verdadeira caçada aos sobreviventes.

Embora não seja um filme com apelo comercial, Deserto tem um argumento bastante atual capaz de atrair a atenção do público: a busca por condições melhores de vida em solo estrangeiro. É um choque de realidade para quem nunca realmente pensou em como seria uma travessia dessas, nem nas expectativas que essas pessoas carregam. Mais do que isso, o filme é uma reflexão enorme sobre Poder: quem é mais poderoso? O homem americano e seus armamentos e táticas de guerra? O sonho dos que buscam um lugar melhor para viver? O deserto, que divide todos os que ousam desafiá-lo em sobreviventes ou não-sobreviventes?

O desempenho de Jeffrey Dean Morgan como o atirador Sam é sensacional
Com personagens extremamente humanos (mesmo na monstruosa desumanidade do preconceito de Sam, é possível enxergar ali um homem de espírito quebrado e mentalidade distorcida), é difícil ser indiferente aos personagens de Cuarón. Mesmo sendo lançado aqui no país dois anos após sua realização, o longa traz um diálogo bastante atual - principalmente em um Estados Unidos da era Trump. Vale a pena conferir a belíssima fotografia de Damián García e o ótimo desempenho de Jeffrey Dean Morgan. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis

Especial do mês

Mulan

As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Agora nos dedicamos a um filme por mês, sem deixar de lado as críticas dos lançamentos no cinema. Venha com a gente descobrir curiosidades dos nossos especiais e se atualizar das estreias nas telonas!

Receba por e-mail

Gêneros

Resenhas (769) Drama (235) Lançamentos (134) Ficção científica (109) Aventura (102) Comédia (76) Musical (52) Terror (47) Ação (45) Fantasia (36) Animação (29) Comédia romântica (24) Épico (24) Faroeste (22) Biografia (21) Thriller (7)

Arquivo do blog

Google+ Followers

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates