A Livraria


A Livraria (The Bookshop, 2017) chega aos cinemas brasileiros já laureado com os prêmios Goya de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. A co-produção de Espanha, Reino Unido e Alemanha adapta a obra homônima de Penelope Fitzgerald para o cinema e retrata a paixão de uma jovem viúva pelos livros, seu último refúgio.

Florence Green (Emily Mortimer) torna-se viúva durante a Segunda Guerra e acaba se adaptando à pequena cidadezinha de Hardborough. Lá, o clima instável parece se adaptar perfeitamente à sua melancolia. Para fugir da solidão deixada pela falta do marido e distância de outros parentes, ela mergulha de cabeça em uma idéia um tanto desafiadora: deseja abrir uma livraria em uma casa abandonada da cidade.

Florence (Mortimer): "Ninguém é realmente sozinho em meio aos livros"
Sua empreitada já começa com passos incertos: ela não conhece o mercado literário a não ser pelo seu amor por livros e sua crença de que, com eles, ninguém está sozinho. Florence tampouco entende de gerenciamento de negócios, mas mantém-se firme em seu propósito apesar das desconfianças do gerente do banco ou de seu advogado. Ela investe todas as suas economias na compra e reforma do lugar para realizar seu sonho. Mas não é só desconfiança dos investidores que ela vai ter que enfrentar.

A “revolucionária” ideia de Green despertou a vaidade de uma poderosa senhora da sociedade local. Violet Gamart (Patricia Clarkson, deliciosamente maléfica) se mostra impressionada com a ideia da jovem, mas ela própria tem outros planos para a Old House – a casa onde Florence mora e irá montar seu negócio. Decepcionada por não conseguir o apoio que esperava receber, ela se manteve firme em seu propósito, apesar da descrença da cidade. E, obviamente, o sucesso da livraria frustrou os planos de Violet em construir ali um Centro de Artes. Mas a dama, assim como a viúva, não era mulher de desistir tão fácil assim de seus planos.
Florence conhece Violet (Clarkson): nem tudo o que reluz é ouro
Aos poucos, a livraria acontece e Florence contrata até mesmo uma ajudante, Christine Gipping (Honor Kneafsey, um achado). A criança é bem mais madura do que a maioria, e torna-se uma das poucas amizades verdadeiras dela. A única outra, e talvez a mais valiosa, é a do recluso senhor Edmund Brundish (Bill Nighy, em estupendo desempenho): um ermitão que partilha com Florence o amor pelos livros. Sendo seu primeiro e mais fiel cliente, ela sempre sugere alguns títulos para sua apreciação. Mas ao chegar às suas mãos o lançamento “Lolita”, de Wladimir Nabokov, ela não sabe o que fazer. Seria escandaloso demais para aquela pequena cidade? Ou eles precisavam mesmo de seu trabalho hercúleo de levar boa literatura para aquele canto esquecido do mundo?

De forma cativante, somos levados a acompanhar todos os percalços enfrentados por Florence Green para que sua livraria existisse. É como se uma fábula agridoce se desenrolasse diante dos nossos olhos, em tons pastéis de solidão e melancolia porém recheados de olhos vivos, alimentados pela paixão pelos livros. A diretora espanhola Isabel Coixet nos brinda com um drama contido e acerta em todas as suas escolhas, principalmente em duas delas: o ritmo deliberadamente lento, quase parado, para mostrar o quanto aquela vida arrastada pode sufocar alguém sem a coragem da protagonista para mudar; e o tom, melancólico sem ser triste, e eu diria até esperançoso. A delicada força da protagonista é o ponto de equilíbrio dessa linda estória.

Bill Nighy é Edmund Brundish
O recluso Sr. Brundish (Nighy): a paixão pelos livros servirá de elo na amizade com Florence
A bela fotografia de Jean-Claude Larrieu realça a ótima produção de arte e o desempenho dos atores: a fria cidade, a sobriedade e dureza das pessoas de lá, a falsa beleza que se esconde no brilho e calor quase sufocantes da mesquinhez dos ricos contrastando com o verdadeiro fogo – vivo e aconchegante – no brilho do olhar dos amantes dos livros. O quarteto principal, formado por Mortimer, Clarkson, Nighy e a pequena Kneafsey é impecável em seu desempenho, com destaque para os dois últimos. Ambos representam duas gerações distintas, mas tem a mesma entrega a seus personagens: ele magistralmente deixa escapar as sutilezas da alma do velho lobo solitário típico e o torna humano novamente; ela surpreende com o domínio das nuances bastante maduras de uma criança fora do comum.  


A pequena Christine (Kneafsey) é, curiosamente, o contrapeso da inocência de Florence: personagem fascinante
A Livraria é um filme memorável, feito para os amantes de livros. Para o grande público pode ser uma experiência diferente, uma vez que esse não é um típico romance ou megaprodução – mas quem disse que o diferente não pode ser interessante? Como todo bom livro, o longa envolve do início ao fim em personagens cativantes e lindas paisagens tristes, faz rir das ironias da vida e revoltar com as injustiças, abriga, ensina, devolve a esperança.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates