Operação Red Sparrow


Operação Red Sparrow (Red Sparrow, 2017) é um filme de espionagem feito para destacar a atuação de Jennifer Lawrence. Uma produção luxuosa, que correu países como Rússia, Hungria e Inglaterra para criar uma rede de intrigas onde uma jovem bailarina acabaria se transformando em uma espiã de primeiro escalão. Com um enredo bastante intrigante e sem nenhum furo, o longa promete agradar aos fãs do gênero.


Dominika Ergorova (Lawrence, regular) é a primeira bailarina do Bolshoi, a mais respeitada escola russa de balé e uma das mais importantes do mundo. A vida da bailarina, porém, não é nada fácil. Sua mãe sofre de uma doença degenerativa e ela depende do salário do balé para pagar as contas da casa e do tratamento dela. Seu pai é falecido e seu tio, Ivan Ergorov (Matthias Schoenaerts), trabalha para o governo e é bastante ausente. Tudo nessa rotina irá mudar em breve.

Do sonho à realidade cruel: não é fácil a vida da bailarina
Após um grave acidente que a impede de voltar a dançar, sua grande paixão e vocação, seu tio ressurge com a proposta irrecusável. Ele precisa que a sobrinha o ajude em uma emboscada contra um figurão russo, e como ele já demonstrou interesse na jovem antes, ela só precisaria atraí-lo para um local determinado. Depois do serviço pronto, ele faria o governo assumir os custos da casa e do tratamento da mãe dela. A situação, porém, não sai como o esperado por ela: o figurão foi assassinado e a ela se tornou uma testemunha perigosa. À jovem, restou apenas uma escolha.

Usando o codinome Katya, Dominika agora era apenas mais uma ferramenta do Estado nas mãos da Inspetora (Rampling)
Obrigada a se inscrever numa escola para espiões treinados para a avaliar suas vítimas, seduzi-las e manipulá-las para obter informações sigilosas, Dominika mostra-se uma aluna indomável porém de excelentes resultados. Apesar da relutância da Inspetora (Charlotte Rampling), a jovem é recrutada para uma missão apesar do pouco tempo de treinamento. Um agente russo está sendo acusado de passar informações para o agente americano Nate Nash (Joel Edgerton), mas eles desconhecem a identidade do informante. A missão da jovem é se aproximar de Nash e obter o nome do informante. Mas a jovem nunca foi realmente boa em seguir as instruções...

Nate (Edgerton) e Dominika: quem envolve e quem será envolvido?
A trama bem elaborada do longa é expressa em um roteiro coeso e com boas reviravoltas, que sempre deixam na dúvida qual a real intenção de Dominika em todas as suas ações. Embora o tom seja um pouco exagerado (no sentido político, onde a Rússia ainda não havia desistido da Guerra Fria e se mantinha tão sádica quanto a visão pintada pelos americanos lá na década de 1960), ele cria o clima certo para as motivações dos personagens. As locações, lindas e luxuosas, são belissimamente fotografadas e trazem um certo glamour de James Bond para o filme, porém incomoda demais o fato de focarem o treinamento de espiã apenas na sedução. Nas cenas de ação é possível perceber que ela teve um treinamento mais típico de agentes de campo (que já vimos em outros filmes com protagonistas masculinos), mas aqui tudo é focado na sedução. Então, a sensação é que fizeram este longa apenas para explorar o potencial sensual de Lawrence. Uma pena, porque a trama é realmente intrigante.

Cenas de tortura e nudez exigiram bastante da atriz
Há muitas cenas fortes, inclusive. Tortura, acidentes e machucados são mostrados sem pudor, assim como nudez frontal - então, se for levar filhos adolescentes ao cinema, é melhor que estejam preparados para isso. Ainda assim, Operação Red Sparrow é um bom filme de gênero - mesmo que não tenha trazido nada de novo para o mundo dos filmes de espionagem. O elenco estelar, com nomes de peso com Ciáran Hinds e Jeremy Irons, mantém o alto nível que uma produção desse porte exige.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis

Especial do momento

Mulan

As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Agora nos dedicamos a um filme por mês, sem deixar de lado as críticas dos lançamentos no cinema. Venha com a gente descobrir curiosidades dos nossos especiais e se atualizar das estreias nas telonas!

Receba por e-mail

Gêneros

Resenhas (771) Drama (235) Lançamentos (136) Ficção científica (109) Aventura (102) Comédia (76) Musical (52) Terror (47) Ação (46) Fantasia (36) Animação (29) Comédia romântica (25) Épico (24) Faroeste (22) Biografia (21) Thriller (7)

Arquivo do blog

Google+ Followers

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates