Home » , , , » Curiosidades de Mulan

Curiosidades de Mulan

É a 36º animação da Disney. Foi lançada em 1998!

Foi o primeiro filme lançado em DVD pela Disney em 1999.

Mulan é o único membro da franquia Princesas da Disney que não é membro da realeza. Ela não nasceu princesa, nem casou com um príncipe, apesar de ter se candidatado na sequência, Mulan 2, mas isso é assunto para outro post.

Este foi o último filme de animação da Disney a conter sequências com canções, após uma década de musicais de animação da Disney. As músicas só voltaram em A Princesa e o Sapo (2009), onze anos depois.

Mulan é a segunda princesa Disney a ter ambos pais vivos e presentes durante todo o filme. A primeira foi Aurora (A Bela Adormecida - 1959); depois vieram Rapunzel (Enrolados - 2010) e Merida (Valente - 2012) - mas só Mulan e Merida foram, de fato, criadas por seus pais.


As inscrições vistas na pedra do santuário de família de Mulan durante a canção de "Reflection" são os nomes dos animadores da Disney que trabalharam no filme, escritos em chinês antigo.

Hayabusa, o falcão de Shan-Yu, é a terceira ave parceira de um vilão da Disney. O primeiro foi Diablo, o corvo de Malévola (A Bela Adormecida - 1959), e o segundo foi Iago, a arara de Jafar (Aladdin - 1992).

"Fa" é a pronúncia cantonesa do nome da família de Mulan. "Hua" é a pronúncia correta em mandarim e significa "flor". "Hua Ping" (nome falso de Mulan o longa) significa "vaso de flores" ou apenas "vaso". Na China, um homem afeminado é freqüentemente chamado de "vaso de flores".


O golpe em que Mulan desarma Shan You com um leque é, de fato, uma técnica de artes marciais.

Em uma das versões da lenda, era o irmão de Mulan quem deveria se alistar nas forças armadas, não o pai. No filme, Mulan tem um cachorro chamado Irmãozimho, uma referência a esta versão.

Sobre o elenco

Jackie Chan serviu de modelo de arte marciais para os animadores. Ele também é a voz de Shang na versão chinesa e gravou um vídeo-clipe de "I'll Make a Man out of You" ("Não vou desistir de nenhum", na versão brasileira), em cantonês, claro.

Eddie Murphy estreou como dublador neste longa, ao dar voz a Mushu. Depois disso, ele deu interpretou o Burro na franquia Shrek.

Já o Imperador da China tem a voz de Pat Morita, o eterno Sr. Miyagi de Karatê Kid.

Mulan toca muito seu cabelo porque os animadores notaram que sua intérprete Ming-Na Wen (a agente May de Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.) fazia isso.

Lea Salonga, vencedora dos prêmios Tony e Olivier, fez testes para dar voz de Mulan, mas ela foi considerada pouco grave para quando a protagonista se passa por homem. Ming-Na Wen interpretou Mulan no filme, mas foi Salonga quem cantou todas as canções. Anos antes, Salonga também cantou as canções de Jasmine em Aladdin (1992).

No Brasil, a tarefa de falar e cantar como Mulan é de Kacau Gomes. Anos depois, a dubladora deu voz a outra princesa, Tiana de A Princesa e o Sapo. Ela também interpretou canções em Hércules, O Rei Leão 2, entre outras.

Já que estamos falando de atores, George Takei, o Sulo de Star Trek, é a voz original do primeiro ancestral. Enquanto B.D. Wong, o cientista da franquia Jurassic Park/Jurassic World, é a voz de Shang.

Sobre números

Os animadores usaram a mais recente tecnologia de computação da época para adicionar detalhes e imitar técnicas de câmera que anteriormente não estavam disponíveis em animação, como cenas de multidões de até 30.000 pessoas. Eles usaram um programa de computador chamado "Atilla" para fazer a sequência com 2.000 hunos a cavalo.


Mulan é, de longe, a personagem da Disney com a maior contagem de corpos de todos os tempos. A produção criou 2.000 soldados hunos, e a mesma quantidade de cavalos para a sequência do ataque. Destes, apenas seis homens sobreviveram à avalanche criada por Mulan. Somando animais e soldados, a contagem de corpos da moça é de 3.994. Embora a ela tenha colaborado, tecnicamente Shan-Yu é morto por Mushu. Será que conta meio ponto?

Sobre prêmios

Foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora – Comédia/Musical (Jerry Goldsmith, Matthew Wilder e David Zippel). Recebeu duas indicações ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Trilha Sonora (Jerry Goldsmith) e Melhor Canção Original (Matthew Wilder e David Zippel por Reflection). O Grammy Awards lhes indicou na categoria Melhor Canção Composta Para um Filme ou Série de Televisão, por True to Your Heart.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis

Especial do momento

Mulan

As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Agora nos dedicamos a um filme por mês, sem deixar de lado as críticas dos lançamentos no cinema. Venha com a gente descobrir curiosidades dos nossos especiais e se atualizar das estreias nas telonas!

Receba por e-mail

Gêneros

Resenhas (775) Drama (235) Lançamentos (140) Ficção científica (109) Aventura (103) Comédia (76) Musical (52) Ação (49) Terror (47) Fantasia (37) Animação (29) Comédia romântica (25) Épico (24) Faroeste (22) Biografia (21) Thriller (7)

Arquivo do blog

Google+ Followers

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates