Cemitério Maldito


Um dos mais famosos romances do aclamado escritor Stephen King, Cemitério Maldito (Pet Sematery, 2019) foi escrito em 1983 e em 1989 ganhou uma adaptação para os cinemas - que se tornou um clássico do Terror. Ao completar 30 anos desta, temos uma nova versão chegando aos cinemas. Estrelado por  Jason Clarke e John Lithgow, o longa de Kevin Kolsch e Dennis Widmyer homenageia o anterior enquanto atualiza o clima para o público atual, porém o roteiro de Matt Greenberg e Jeff Buhler traz algumas mudanças significativas para a trama.

A família Creed buscava um lugar mais tranquilo para viver.
O médico Louis Creed (Clarke) acaba de se mudar com a família para o campo, deixando o ritmo estressante do trabalho na emergência do hospital de Chicago para ter mas tempo com a mulher, Rachel (Amy, Seimetz), e os filhos Ellie (Jeté Laurance) e Gage (Hugo Lavoie). Ao chegarem à nova casa, os Creed presenciam um pequeno e estranho ritual: crianças fazem uma pequena procissão para o funeral para um dos animais de estimação mortos, e todas usam máscaras de animais. O evento atiça a curiosidade da pequena Ellie e perturba Rachel, que demonstra ter um bloqueio emocional para lidar com a morte.

A pequena Ellie (Laurence) descobre o cemitério e se defronta com questões sobre a morte
Quando Ellie sai para explorar a grande propriedade, acaba descobrindo que o cemitério de animais para onde as crianças se encaminhavam era em seu quintal. Ao se machucar em um tronco e ser ferroada por uma abelha, é socorrida pelo vizinho Jud Crandall (John Lithgow). Logo a amizade entre Jud e a família Creed se estabelece. Rachel, porém, fica muito perturbada por descobrir o cemitério tão perto de casa, e passa a ser assombrada pelo trauma do passado: a morte precoce da irmã.

Louis (Clarke) passa a ter alucinações após a morte de um paciente: avisos sobre o perigo

Mas é quando Louis tem seu primeiro caso de verdadeira emergência no hospital que os problemas da família começam. Sem conseguir salvar o jovem Victor Pascow (Obssa Ahmed), violentamente machucado após um atropelamento, Louis tem alucinações com o jovem lhe mostrando que o lugar onde mora é perigoso. Louis, que não acredita em vida após a morte, fica bastante abalado com o ocorrido porém não quer sobrecarregar a família com suas preocupações. Em outro acidente, o gato da família, Church, é atropelado na rodovia que passa em frente à casa da família Creed. Seguindo a sugestão de Rachel (de não contar para Ellie que o gato está morto), Louis decide enterrar o animal no cemitério de animais. Mas Jud, com pena do sofrimento que causaria à sua pequena amiga, indica um outro lugar onde o gato possa ser enterrado - exatamente o local onde Victor o havia avisado a jamais ir.

Jud (Lithgow) e Louis no momento decisivo do filme: onde enterrar o gato Church?
Nessa versão, há um claro estilo de terror mais contemporâneo (onde o suspense perde espaço para cenas mais sangrentas e sustos oportunos), porém a tensão se mantém do início ao fim. É curioso perceber que mesmo nos momentos em que a fotografia está mais clara e ensolarada ainda há aquela incômoda sensação de que há algo errado naquele lugar, e isso é um acerto. Porém, o maior acerto da produção é ter John Lithgow no papel de Jud Crandall. Sua interpretação é primorosa, dando ao personagem o equilíbrio exato entre a estranheza do velho solitário, a sutil fragilidade da velhice e o mistério de quem sabe mais do que fala. Para mim, é a melhor coisa do filme.

Atuaçãop de Lithgow como Jud Crandall faz valer o ingresso
As mudanças cruciais foram feitas na parte final do filme, e contá-las seria estragar a experiência para o espectador. O que importa, na verdade, é que muitas funcionam - em especial o fechamento do ciclo, que completa a sequência inicial (um sobrevoo nas casas e o cemitério de animais). Algumas escolhas, porém, incomodam - especialmente o fato de terem explorado bastante as memórias de Rachel e a terrível doença de sua irmã. De fato era algo que assustaria a uma criança pequena, mas a caracterização quase a transformou em uma criatura demoníaca ao invés de uma pessoa doente. No fim, a sensação é de que se perdeu muito tempo em criar esse artifício para causar medo e desconforto e deixou-se de reforçar o laço afetivo entre Jud e a família Creed (o que faria muito mais sentido).

Explorar os medos e lembranças de Rachel e sua irmã doente foi uma escolha duvidosa
Assim, Cemitério Maldito se torna uma experiência interessante: para os fãs do livro e da versão clássica, fica a curiosidade com as sutis mudanças; mas, no geral, o longa não deve desagradar aos fãs do gênero. Talvez não se torne memorável, mas é uma opção para ir ao cinema no fim de semana.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates