Home » , , , , , » Era Uma Vez Em Hollywood

Era Uma Vez Em Hollywood


Era Uma Vez em Hollywood (Once Upon a Time in Hollywood, 2019) é o mais recente filme do cultuado diretor Quentin Tarantino. Desta vez, Tarantino usa a história do brutal assassinato da atriz Sharon Tate nos anos 1970 como pano de fundo para criar uma trama que mais fala sobre a paixão pelo cinema do que do crime em si - como muitos podem ser levados a acreditar. Usando a amizade entre um um ator à beira do ostracismo e seu melhor amigo - também seu dublê  - como fio condutor, o longa recria a atmosfera da Los Angeles ensolarada e hippie que oculta uma seita prestes a disseminar o horror.

Rick Dalton (DiCaprio) é um ator à beira do ostracismo - mas Hollywood, tudo pode acontecer
Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um ator que ficou famoso por seu papel em um seriado de Tv onde interpretava um caçador de recompensas no Velho Oeste. Seu dublê para cenas de ação, Cliff Booth (Brad Pitt), se tornou seu melhor amigo ao longo dos anos - e nesse período de ostracismo, é seu porto seguro. Enquanto Dalton reluta em aceitar novos caminhos para sua carreira - o que significa deixar de ser o mocinho para se tornar o vilão em filmes de faroeste B em italiano, Cliff segue seu caminho com ainda menos oportunidades: trabalhando mais como um faz-tudo para o amigo, vê suas oportunidades de trabalho como dublê diminuírem ainda mais com o passar do tempo.

Cliff (Pitt) e Rick: amizade além da relação de trabalho
O que mantém Rick com esperanças? Ele ainda vive em Hollywood, o lugar onde se é vizinho de famosos e onde tudo pode mudar. É o que acontece com ele: depois de meses morando em uma casa em Cielo Drive, ele descobre que seus vizinhos são ninguém menos que Roman Polanski (Rafal Zawierucha), o famoso diretor do aclamado "O Bebê de Rosemary", e sua esposa, a atriz Sharon Tate (Margot Robbie). A casa, sempre movimentada, simboliza a esperança de uma oportunidade única para o resgate ao estrelato - porém Rick mal tem contato com os vizinhos (muito mais) famosos. 

Cliff e as hippies do rancho Spahn: momento mais tenso do filme
Enquanto Rick vai experimentar pela primeira vez o que é ser um vilão, Cliff acaba se envolvendo com uma jovem hippie com quem cruzava de vez em quando. A jovem o leva até o rancho Spahn - um antigo set de filmagens, onde ele trabalhara muitos anos antes -  onde sua "família" vive. A família nada mais era do que a comunidade hippie comandada por Charles Manson (Damon Harriman), que vivia de pequenos furtos, visitas guiadas para turistas e alucinógenos. E é só aí que o mote principal do filme (teoricamente) aparece.

Mike Moh interpreta Bruce Lee: não é muito lisonjeira a menção ao astro chinês
No total, são quase 3h de filme - e o desenrolar desse tema fica apenas para o terço final da trama. Nos dois primeiros, Tarantino abusa das auto-referências e de celebrar seu amor pela sétima arte, se estendendo por reflexões sobre o "fazer e viver cinema", a vida nos bastidores, suas inspirações e uma leve (porém não muito sutil) crítica social daquele período. Assim, o filme se torna arrastado até a parte da verdadeira ação - que se torna apenas um banho de sangue com pouco propósito, ao invés da catarse necessária para os seus protagonistas anteriores. O caso do assassinato de Sharon, em si, é recriado em terceiro plano - pois em primeiro há o destaque para Rick Dalton e em segundo Cliff Booth. Aliás, o dublê é um personagem até mais interessante que a própria estrela de quem é sombra.

A história de Sharon Tate (Robbie) fica de plano de fundo - mas "bem fundo" mesmo
Há uma pequena homenagem à Sharon Tate, com trechos reais de seu mais famoso filme sendo exibidos no cinema enquanto ela-personagem se assiste na telona. Fora isso e a impressionante caracterização dos outros personagens reais, nada mais tem a ver com o caso. No caso, foi um pouco frustrante para mim, enquanto espectadora, pois esperava algo mais próximo do brilhante Bastardos Inglórios - uma trama onde Tarantino resolve reescrever a História fazendo com que uma real tentativa frustrada de matar o füher alemão desse certo. Aqui não há um senso de vingança ou heroísmo quando o embate com os hippies assassinos acontecem, e o único momento de real tensão acontece no rancho Spahn porém sem grande impacto ou consequências - no fim, é o acaso que leva o grupo até o local do crime, e isso é bem frustrante.

Participações muito especiais, como a de Al Pacino, são uma das marcas dos filmes de Tarantino
Mas o filme deve agradar aos fãs do estilo do diretor, principalmente porque ele próprio fez questão de reforçar todos as suas marcas: o faroeste spaghetti, uma grande cena de violência desenfreada, grandes atuações do elenco, muitas participações especiais de peso (aqui, tem Al Pacino, Dakota Fanning, Emily Hursh, Timothty Dalton, Kurt Russel, Michael Madsen, Lena Duham - e até uma aparição póstuma de Luke Perry), longos monólogos e reflexões, a bela fotografia, o amor ao Cinema. Só a musa que acabou ficando em último plano, perdendo espaço até mesmo para o fetiche. Pelo retrospecto, Era Uma Vez em Hollwood acaba valendo o ingresso mais pela curiosidade deste ser um dos poucos longas em que ele assina roteiro e direção (que ele propositadamente produz poucos, com espaços longos de tempo entre uma produção e outra).

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates