Home » , , , , » Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro

Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro


Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro (Scary Stories To Tell In The Dark, 2019) é um filme de terror para adolescentes - e isso não é um demérito. De forma inteligente, a trama usa dos clichês clássicos das histórias de terror e das criaturas do imaginário americano (basicamente) para amarrar a narrativa. Embora não seja a ideia mais original, o roteiro de Dan e Kevin Hageman - uma adaptação do livro de mesmo nome, da trilogia de terror teen escrita por Alvin Schwartz - consegue prender a atenção do espectador do início ao fim (muito por causa da expertise com o tema terror do diretor André Ovredal).

Tommy (Abrams): valentão alistado para o Vietnã ajuda a ambientar a trama
Na história, somos levados até uma pequena cidade americana nos anos 1960. Um trio de amigos, Stella (Zoe Margaret Colletti), Chuck (Austin Zajur) e Auggie (Gabriel Rush) se preparam para curtir o feriado do Halloween - o último em que o valentão da escola, Tommy (Austin Abrams), vai lhes perturbar. Tommy se alistou para a Guerra do Vietnã, e por isso os jovens preparam uma pequena vingança pelos anos de bullying sofridos. A vingança não dá muito certo e o grupo acaba se escondendo da perseguição de Tommy no carro de um jovem, Ramón (Michael Garza), em um drive-in. De passagem pela cidade, o jovem acaba se encantando por Stella e não resiste a um convite para aproveitar melhor o feriado: visitar uma casa abandonada.

Auggie (Rush), Chuck (Zajur), Ramón (Garza) e Stella (Colletti) com o livro de Sarah Bellows
A casa pertencia à família Bellows, muito rica e influente. Segundo a lenda contada por Stella, Sarah, a caçula da família, havia enlouquecido e sido trancada no porão - porém ninguém jamais achara o quarto nem souberam explicar o que aconteceu com os outros integrantes da família, que desapareceram sem deixar rastro. A casa abandonada virou local de visitação dos curiosos, especialmente no Halloween, mas estava trancada desde o desaparecimento recente de um rapaz. Ao invadirem a casa, Stella e Ramón encontram o quarto secreto e um livro onde Sarah anotava histórias assustadoras. A tentação de ler o livro foi grande demais para Stella, cujo maior sonho é ser escritora, e ela deseja  que Sarah lhe conte suas histórias - e quando Sarah começar, o grupo inteiro sofrerá as consequências.

Não coma isso, Auggie!
O principal fator do filme é o uso inteligente dos clichês, e os mais famosos estão aqui: a casa abandonada, o fantasma no porão, o livro enfeitiçado, o espantalho vivo, o hospital psiquiátrico. A diferença é que eles estão sendo bem utilizados à serviço da trama, que ajudam a equilibrar a leve tensão e um toque de bom humor em mistura homogênea. Em momento algum o longa de Ovredal tenta reinventar o gênero ou subestima o conhecimento prévio do espectador fã de terror, mesmo que mais velho: ele apenas usa as histórias tiradas do folclore e das lendas urbanas americanas a seu favor. Não deve se tornar uma obra-prima do Terror, mas pode ser considerado uma bela homenagem ao gênero - e até uma introdução, quase um rito de passagem, daqueles filmes infantis de bruxas para algo realmente mais assustador.

Zoe Colletti surpreende com boa atuação em personagem ligeiramente mais complexa
O livro em que o roteiro se inspira é, segundo algumas críticas, quase uma mistura de inventário com manual de instruções para reproduzir as histórias para um grupo; já o filme consegue transferir essa atmosfera "didática" para uma narrativa completa - portanto, o esforço dos roteiristas é recompensado. E apesar da mão ligeiramente pesada na fotografia do filme, que por vezes deixavam a tela muito escura e dificultavam a identificação de personagens e objetos em alguns momentos, há muitas cenas realmente assustadoras - e o uso inteligente dos efeitos especiais também é louvável. O clima de suspense é o ponto menos explorado - qualquer um sabe mais ou menos o que virá a seguir - mas, ainda assim, não é o suficiente para dispersar a atenção. O jovem elenco também tem suas boas surpresas, com destaque para Zoe Colletti e Austin Zajur.

Leve tensão + doses de bom humor + boa produção + bom elenco = resultado satisfatório
Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro é uma boa opção para quem quer levar uns sustos leves, mas não busca nada muito complexo ou aterrador. É bem provável que seu público alvo, os adolescentes, vai curtir ir em grupos para as sessões. Em geral, o filme produzido por Guillermo Del Toro não decepciona - e pode até surpreender pela qualidade do produto final. O gancho para uma sequência é quase inevitável para uma produção dessas, mas pode ser que funcione. 

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates