Simonal

Simonal (Simonal, 2018) chega aos cinemas prometendo contar a história de um dos maiores cantores da MPB. Fenômeno popular, acabou sendo acusado de colaborar com a ditadura durante os anos de chumbo e viu sua carreira afundar - sem jamais ser totalmente ressuscitada. 


O filme começa em expectativa: a casa de show lotada aguarda a entrada do grande nome da noite - mas quando Simonal (Fabrício Boliveira) sobe ao palco, a recepção não é a esperada. É preciso voltar no tempo para entender o que aconteceu. No começo da carreira, Wilson Simonal fazia parte de um grupo musical chamado Dry Boys e ganhava uns trocados no fim de semana - porém, ele queria poder também desfrutar daqueles locais onde trabalhava. Em uma oportunidade na rádio, o produtor Carlos Imperial (Leandro Hassum) enxerga o talento de Simonal e aposta nele - desde que seja em carreira solo. Assim, a parceria com o amigo Eduardo Moran (Sílvio Guindane) e os outros companheiros termina, e ele vai trabalhar como assistente de Imperial.

Ísis Valverde interpreta Tereza, primeira esposa de Simonal
Fazendo participações nos programas de Imperial e ajudando a organizar a plateia, ele conhece Tereza (Ísis Valverde). Encantado pela moça, depois de algum tempo eles engatam um romance - que viria a se tornar sua primeira esposa. O talento inegável e o jeito malandro (e, por vezes, convencido) o destacavam e, aos poucos, sua estrela começou a brilhar. Ao ser convidado pela lendária dupla de produtores Miéle (João Velho) e Bôscoli para cantar no Beco das Garrafas, vieram os primeiros sucessos, os shows com casa lotada e o dinheiro começou a entrar. A família aumentou, com o nascimento de seu primeiro filho, e Simonal já não cabia apenas nos pequenos shows: o famoso episódio do Maracanã, onde o cantor não era a apresentação principal porém roubou a platéia para si, é apresentado em trechos de filmagens originais.

Simonal (Boliveira) foi um fenômeno popular na década de 1970
A carreira meteórica, porém, começou a ruir aos poucos. Em casa, a esposa sentia-se sozinha e negligenciada; por isso passou a gastar a fortuna do marido com compras e a abusar de calmantes. Simonal também enfrentou episódios ruins na carreira, que se tornaram o grande motivo se sua decadência: no filme, sua canção em homenagem ao pastor americano Martin Luther King Jr. atraiu a atenção do DOPS - afinal, o ano era 1967 e os artistas estavam sob vigilância constante (quando não censura). Daí surgiu uma inusitada amizade com o agente, e que viria a ser crucial para a derrocada: o episódio do sequestro de seu ex-contator, Taviani (Bruce Gomlevsky), e decorrente processo e prisão do cantor foi o começo do fim. Por sua ligação com o agente, foi acusado pela opinião pública de delator - e após esse episódio, sua carreira nunca mais teve o mesmo sucesso.

Infelizmente, o longa de Leonardo Domingues não consegue cativar a audiência como o próprio cantor fazia. De fato, é notável que o carisma do cantor, aliado ao talento, era o que o fez tão grande em uma época tão difícil - mas é exatamente nesse ponto que o filme peca. Boliveira é um excelente ator e acerta no tom, tanto no drama quanto na famosa "pilantragem" de Simonal, mas há muitos altos e baixos no resto do elenco. Mas o que incomoda, na verdade, é o distanciamento que o filme imprime em relação à história do cantor: se não acusa, tampouco defende; não crucifica porém não abraça - no fim, o roteiro desperdiça oportunidades. Não explora o ponto mais controverso da questão (o envolvimento - ou não - do cantor com os militares), pouco fala sobre o cenário político da época e o contexto em que a ascensão do cantor se deu, a família quase não participa da trama - exceto Tereza, em picos de tensão da trama. E nem mesmo a trilha sonora, tão cheia de hits e suingue, é capaz de amenizar o final extremamente melancólico. Uma pena.

A excelente trilha sonora é o que fica na lembrança
Ainda assim, vale a pena ir ao cinema assistir Simonal por diversos motivos: o primeiro, e maior deles, é ser (re)apresentado a uma voz inigualável (a trilha sonora sendo assinada pelos dois filhos dele que também se tornaram músicos, Simoninha e Max de Castro, é mais uma bela homenagem) cuja alegria embalou multidões. Segundo, é preciso resgatar a memória de um personagem rico e controverso, já que sua história foi praticamente apagada. Terceiro, apesar dos pesares, é preciso valorizar o cinema nacional, as nossas histórias, os nossos personagens.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates