Yesterday

Divertido, emocionante e original, Yesterday (Yesterday, 2019) é a prova de que comédias românticas e musicais podem ser melhor explorados e apreciados. Usando de forma inteligente as famosas músicas de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, os Beatles, a trama de Richard Curtis (que também assina o roteiro) e Jack Barth brinca com os clichês dos gêneros e os transforma em um filme leve, que acalenta até mesmo quem não é fã da banda - acreditem, eles existem.

Ellie (James) é a melhor amiga, empresária e maior fã de Jack (Patel): à espera de um milagre
Jack Malik (Himesh Patel) é um músico inglês que está há anos tentando emplacar no mercado. Sua melhor amiga e empresária, Ellie (Lilly James), parece ser a única a continuar acreditando no seu talento - ele próprio parece estar à beira da desistência quando percebe que suas músicas não conseguem alcançar nem mesmo o coração de seus amigos. Um noite, voltando para casa, Jack se envolve em um acidente: durante um apagão, ele foi atingido por um ônibus. Ao acordar no hospital, tudo parece normal - mas há algo ligeiramente diferente.

Jack canta "Yesterday" para os amigos, que ficam emocionados com a repentina "composição"
De repente, parece que o mundo esqueceu quem são os Beatles. Ninguém se lembra. Quer dizer, sequer há uma evidência de que o grupo tenha existido. Se nem uma busca pela internet resulta em uma resposta satisfatória, há algo de muito errado, certo? Eis que uma oportunidade aparece: se ninguém sabia ou "tinha criado" as canções dos Beatles, ele poderia pegá-las e usá-las como se fossem suas próprias. Mas isso seria ético? E quem poderia impedi-lo? E se esse fosse o milagre do qual  Ellie tinha lhe falado e a chave para o seu sucesso? 

Com faro para o sucesso (e a grana), a empresária Hammer (McKinnon) se interessa por Jack
Fica óbvio que esse é um filme de um fã homenageando sua banda preferida - e foi feito da melhor forma possível, com todo o carinho e respeito que só um fã de verdade é capaz de tratar. O roteiro parece caminhar para um fim previsível desde o início, mas não é bem assim que acontece - e é exatamente aí que mora a magia de Danny Boyle. A afinação do elenco (com perdão do trocadilho) é um espetáculo à parte: James e Patel formam uma dupla incrível, e todos os personagens secundários tem seu momento de glória. O destaque entre eles é, sem dúvidas, Joel Fry - seu personagem, um roadie bem desligado, é muito divertido. As participações especiais também são ótimas, principalmente Kate McKinnon (como uma empresária pra lá de competitiva) e Ed Sheeran, que interpreta a si próprio (em um ótimo trabalho para um não-ator, ainda mais porque ele levou a sério o "não se levar a sério" para este papel). 

Todas as atuações estão ótimas, e as participações especiais, como a de Ed Sheeran, são divertidas
Dosando perfeitamente humor sarcástico tipicamente inglês, amor, nostalgia, uma pitada (generosa) de crítica à indústria e música de excelente qualidade, Yesterday é uma ótima pedida para o fim de semana. Despretensioso e surpreendente, deve agradar ao público em geral - em especial aos fãs da banda que tanto propagou o amor em suas canções.

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Receba por e-mail

Gêneros

Resenhas (807) Drama (247) Lançamentos (172) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (78) Ação (58) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates