Home » , , » Vamos dar uma "espiadinha"?

Vamos dar uma "espiadinha"?

Desculpem, a piadinha foi inevitável. Como não lembrar de BBB assistindo a esse filme? Não duvido nada se o(s) criador(es) do formato do programa não tenha se inspirado nele para criar o primeiro Big Brother.
Devo dizer também que este é o meu primeiro filme de Grace Kelly. Estou até agora apaixonada pelos figurinos charmosíssimos e chiquérrimos que a personagem Lisa Fremont usa. Aliás, somente ela seria tão charmosa para escalar muros e subir escadas de incêndio para invadir um apartamento usando vestidos tão compridos, sem tropeçar nem perder a elegência. Não foi à toa que se tornou uma princesa de verdade.
Outra coisa que amei foi a câmera fotográfica. Inveja daquela lente gigantesca, daquelas que dá pra ver o que o cachorro andou fuçando no jardim do vizinho. E o flash? Imagina, ter que trocar a lâmpada a cada disparo dado? A vida dos fotófragos hoje em dia, mesmo com os seguranças das celebrities (e, às vezes, até as próprias celebrities) de ânimos alterados é bem menos complicada que antigamente.
Comentários bobos à parte, devo dizer que o filme é fofo. Mais uma vez me surpreendo com um filme em que esperava uma coisa e vi outra. Tanto falam que Hitchcok é o mestre do suspense que eu imaginava que o filme fosse ser eletrizante ou angustiante como os atuais. É delicioso. Tem um tom intimista, e a forma como a personagem Jeff (James Stewart) e a vizinhaça são apresentados nos faz sentir a mesma curiosidade em saber "que fim levou aquela história". Ora, quem mora em apartamento sabe muito bem o que estou falando. Não dá pra fugir da janela do vizinho, por mais que se coloquem persianas, cortinas e afins. E quem não é curioso, é mentiroso. Sua curiosidade pode até ser moderada ou concentrada em assuntos pertinentes e/ou específiicos, mas todo mundo é curioso. O diretor soube explorar isso, exatamente como qualquer um de nós teria feito. Sem alarde, só observando, juntando suspeitas que parecem absurdas... Mas, como todo bom jornalista que se preze, a curiosidade de Jeff é mais aguçada. Ele se apresenta como fotógrafo, mas é mais jornalista que qualquer outra coisa.
A vizinhança é muito interessante. A dançarina bonita que acaba por ficar com o soldado desengonçado; a vizinha artista que não faz muita coisa a não ser pegar sol e tomar conta das atividades alheias; o casal recém-casado, que chega esbanjando alegria e harmonia, mas acaba caindo na realidade antes do que eles imaginavam; a srta. Coração Solitário, que recebe visitas de pretendentes imaginários e sofre com os reais, mas que acaba desitindo do suicídio por causa do talento do vizinho músico - que envolve a todos (inclusive nós, espectadores) com sua música como "trilha sonora". Com vizinhança tão interessante, como não tentar espantar o tédio vigiando o que eles estão fazendo?
Um filme de suspense leve, charmoso, intrigante, com refinados toques de humor. O final não é surpreendente como anunciam no release do dvd, mas é perfeito. Personagens bem construídas, roteiro bem amarrado, um diretor afiado e cativante. Mais um pra minha lista dos "mais queridos".

3 comentários:

Fabiane Bastos disse...

Também fiquei pasma com o charme de Grace. Quando crescer quero ser igual a ela!

Momento Fabiane de cultura inutil: Se alguma obra inspirou o BBB, foi "1984" de George Orwell, que também já virou filme. Ao menos a expressão Big Brother (Grande Irmão), vem de lá. É assim que chamam o ditador, que tudo vê.

Anônimo disse...

Tudo que é relacionado ao cinema me encanta, esta câmera era primordial nesta época para fins de detalhes em solução de crimes. Fantástico post,mas acho que não tem nada a ver com BBB

Geisy Almeida disse...

Fabi: ela é simplesmente estonteante, e as tomadas buscam sempre valorizar a sua beleza e elegância - repara só.

Sérgio: obrigada pelo elogio, faz realmente sentir que valeu a pena ter me esforçado para assistir ao filme de madrugada e ir trabalhar cedo no dia seguinte. Só relacionei o filme com BBB por ver uma semelhança: assim como foi irresistível para Jeff começar a investigar um caso na vizinhança, é quase impossível não saber/perceber que algo acontece na casa do BBB. Lá tudo é feito de propósito, para ser exposto mesmo; ao contrário do que acontece no filme - tentativa de encobertar um crime. Mas, ainda assim, a inocente primeira "espiadinha" fisga a sua atenção. No filme, leva á solução de um crime. No BBB, ainda não sei no que que vai dar, mas honestamente acho que não dá em nada mesmo.

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates