Home » , , , » Uma longa estrada de tijolos amarelos

Uma longa estrada de tijolos amarelos

Ops! Problemas a vista.
Quando Walt Disney lançou Branca de Neve e os Sete Anões em 1937, os outros estúdios correram para produzir filmes "familia". O Mágico de Oz foi a resposta da MGM e é o exemplo perfeito de um projeto que tinha tudo para dar errado, mas contra todas as probabilidades deu certo. Durante seus 18 meses de produção a equipe teve que resolver todo tipo de problema. A começar pela escolha do elenco.

Shirley Temple, com 10 anos na época, parecia a escolha perfeita para o papel. Mas após ouvi-la cantar os produtores decidiram que ela não tinha o necessário para dar vida à Dorothy. Já, Gale Sondergaard, a escolha original para a Bruxa malvada o Oeste, desistiu do papel. Ela não queria parecer feia. O papel ficou com Margaret Hamilton. Ray Bolger foi escalado originalmente como Homem de Lata, mas sempre se imaginou como espantalho. Bateu o pé e conseguiu o papel.

Buddy Ebsen em teste de figurino.
O caso de Buddy Ebsen, que substituiu Bolger como Homem de Lata, foi mais complicado. Ele foi envenenado pelo pó de alumínio da maquiagem e passou semanas no hospital. Quando finalmente saiu já havia sido substituído. Jack Haley, seu substituto não sabia de nada sobre o acidente de Ebsen. O pó de alumínio da maquiagem foi substituída por uma pasta. Em um episódio da série House, o médico entediado pela falta de casos propõem a seus pupilos que diagnostiquem o caso do ator.

Outro acidente grave foi o de Margaret Hamilton. A interprete da Bruxa sofreu queimaduras de 2º e 3º graus nas mãos e no rosto gravando a cena em que desaparece na fumaça laranja na cidade dos Munchkins.

Diretores, Oz teve 4! Durante a pausa para escalar um novo Homem de Lata Richard Thorpe o primeiro diretor foi substituído pois suas cenas não tinham o teor infantil necessário. George Cukor tinha tinha alguns dias livres antes de começar E o Vento Levou, e resolveu ajudar. Ele mudou o visual de todos os atores principalmente Judy Garland. Ele tirou a peruca loira e parte da maquiagem para torna-la mais parecida com uma garota do Kansas. 

Cukor deixou o caminho pronto para Victor Fleming assumir. Fleming filmou a maior parte, mas logo foi escalado para assumir as filmagens de E o Vento Levou, uma vez que Clak Gable e Cukor mal se falavam nos sets. King Victor terminou as filmagens. A maioria de suas cenas são do Kansas, incluindo a sequência de "Over the Rainbown". No final Fleming ficou com os créditos de E o Vento Levou e O Mágico de Oz.

Falando em "Over the Rainbown", a canção mais lembrada do filme quase ficou de fora após uma pré-estréia.Acreditavam que ela tornava o filme lento e seria desonroso para uma estrela da MGM ser vista cantando em um celeiro.

Como se toda a dificuldade na produção não fosse suficiente o filme foi lançado em 1939, considerado por muitos críticos o melhor ano do cinema em produção de clássicos. Logo, Oz teve que competir em público e prêmios com pesos pesados. Na lista do DVD sofá e pipoca temos outros dois filmes do mesmo ano E o Vento Levou (que já assistimos) e A Regra do Jogo.

Viu como era longa aquela estrada de tijolos?

4 comentários:

andréa andrade disse...

Adoro esse filme e gostei muito de saber que o mesmo teve que percorrer um longo caminho na estrada dos tijolos amarelos até se tornar esse clássico! Valeu po compartilhar essa informação!

Fabiane Bastos disse...

Disponha Andréa! E volte sempre.

Patricia disse...

não foi só porque a shirley não cantava o suficiente que ela não conseguiu o papel, a fox não liberou ela pra mgm, então escolheram a judy por ter feito o melhor teste :D

Fabiane Bastos disse...

Dessa não sabia!

Obrigada Patricia!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates