Freedonia, terra dos bravos, livres e anarquicos non-sense |
Participando deste projeto, já viajamos aos lugares mais distintos. Estivemos, no deserto, em mar aberto, em galáxias distantes e até em algum lugar além do arco-iris, mas ouso afirmar: não há lugar como Freedonia, terra dos bravos e livres!
Bravos e livres, é?... Tá mais para anárquicos non-sense.
O pequeno país está em uma crise financeira. Para conseguir dinheiro aceitam as exigências da milionária senhora Teasdale (Margaret Dumont, pompa e postura digna de filme mudo) e tornam Rufus T. Firefly (Groucho Marx) seu soberano. Ele não leva jeito algum para o cargo e logo aparecem planos de golpe vindo do país vizinho. Sylvania contrata dois espiões para coletar informações sobre Firefly, Chicolini ( Chico Marx), que além de espião também trabalha como vendedor de amendoim e Pink (Harpo Marx).
O filme é curtinho, pouco mais de uma hora, e acredite se quiser a enorme sinopse acima não conta tudo (até porque não teria graça!). Ainda tem muita história cujo desenrolar é, no mínimo, inusitado, não pela história original, mas por como ela é contada, com diálogos sem sentido ditos por personagens de acuidade mental duvidosa.
Em matéria de insanidade, os irmãos Marx, dão um show. O que torna ainda mais estranho o fato de poucos conhecerem seus filmes. Físicas ou verbais suas piadas são impagáveis. Destaco a cena do espelho. É boba, mas por alguma razão me fez rir a beça. E anoto uma frase para usar mais tarde: Bem, em quem você vai acreditar, em mim ou em seus próprios olhos?
Ainda sobra tempo para cenas sem função alguma na trama, como as das barracas de amendoim e limonada. E e grandes e bem coreografados números musicais. Afinal, não existe nada mais non-sense que sair cantando e dançando, sem razão aparente em meio a uma conversa séria. Muito apropriado para contar a história de Freedonia, terra dos bravos, livres e anárquicos non-sense.
4 comentários:
Oi Andie,
por algum motivo misterioso do blogger sua mensagem foi removida, mesmo assim a recebi no meu e-mail.
Respondendo a sua pergunta, participar é bem fácil. Todo domingo agente publica a ficha do filme da semana. Se te interessar, basta assistir e enviar suas impressões, critica, resenha, o que quer que seja através da nossa página de contato. (http://dvdsofaepipoca.blogspot.com/2009/12/contato.html ou clique lá em cima no ícone)
O filme da semana é O Diabo a Quatro de 1933.
Desde já seja bem vinda!
Postar um comentário