Home » , , , » "Eu sou um boçal"

"Eu sou um boçal"

Paulo Villaça demonstra toda a "boçalidade" do bandido: força, terror e nenhum remorso

A princípio, eu não sabia nada sobre esse filme (adoro o clima de suspense, do 'vamos ver que bicho vai dar'). E fiquei meio perdida com tanta informação: a locução dividida entre um homem e uma mulher, que completam as frases uns dos outros; a sequencia de imagens, o letreiro luminoso. Confesso que fiquei perdida. Mas depois foi tudo se encaixando.

Acompanhamos a história do famoso (e perigoso) Bandido da Luz Vermelha. (representado magistralmente por Paulo Villaça) O enfoque? A vida, quase severina, do bandido. O ponto de vista? O da manchetes de jornal e, ao mesmo tempo, o relato do próprio bandido. Enquanto para um ele é perigoso, monstro cruel que não perdoa suas vítimas, "não se deixem levar pela genialidade desde homem"; ele mesmo se define como "um boçal", "um pobre com cara de coitado".

Ele nunca teve maiores perspectivas na vida, só vivia de assalto e morte, às vezes de um favor dos amigos. Mal havia aprendido a escrever (aliás, hilário ele escrevendo bilhetes desafiando a polícia). Era um coitado. Como mesmo afirma, "nem pra se matar ele prestava". Que vida uma pessoa pode querer ter se ela não faz idéia do que quer? Não é nem conformismo o que ele sente, é um vazio. E isso fica evidente nas suas decisões, nas suas atitudes, no olhar vago e calmo de quem sabe que não tem ada a perder - e, portanto, não tem medo de arriscar.

Inspirado nos métodos de roubo utilizados por um famoso ladrão de casas de São Paulo na década de 1960, João Acácio Pereira da Costa, o filme é intenso. As emoções são todas controladas de acordo com o humor do bandido: se ele quer papo com as vítimas, então tem papo; se não quer, um tiro e o problema está resolvido. Até ele se apaixonar. As feministas que me perdoem, mas sim, as mulheres são a perdição para alguns homens.


Janete Jane (Helena Ignez): o começo do fim


E foi assim que o famoso bandido termina sua história: envolvido por Janete Jane (Helena Ignez, ótima), envolve-se com políticos da região e acaba sendo traído. Com o orgulho ferido e a decisão de acabar com a própria vida, antes resolve acertar as contas com Janete. Mata-a com um tiro seco, sem dó nem piedade - pois esses sentimentos não existiam naquele ser. Então, se mata. Mas não de forma tradicional, ele precisava de atenção. Resolve se eletrocutrar, enrolado por fios e mais fios. Não conseguiu o reconhecimento que esperava (chega a ser comovente a cena em que ele aguarda os policiais com uma mala, com as provas de seus crimes, querendo ser pego antes de se matar - mesmo que só para ser reconhecido) e acabou matando delegado que tentava prendê-lo há tempos. De um jeito ou de outro, ele conseguiu a notoriedade que tanto queria. Mas nunca deixou de ser um boçal.

3 comentários:

Anônimo disse...

totally agree with you.

My blog:
credit immobilier puis solution Rachat De Credit

Anônimo disse...

P.S. o sobrenome do ator é villaça, e não fogaça.. grande paulo villaça..

Geisy Almeida disse...

Opa, passou batido o erro pela revisão!

Obrigada pela ajuda, já alterado no texto.

Continue nos visitando e opinando, sempre. É assim que nós evoluímos. Valeu pela visita. XD

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates