Home » , , » O silêncio é de ouro, a palavra é de prata

O silêncio é de ouro, a palavra é de prata


Apesar de ter entrado para a história como o primeiro filme falado, O cantor de jazz deveria ser conhecido como "o primeiro filme cantado e meio falado". Isso porque é dele o título de maior bizarrice que eu me lembre de já ter visto num longa-metragem: apenas alguns diálogos têm som, o resto é cartela mesmo. Mas se pode ser totalmente falado, porque dar o gostinho ao público e depois voltar ao velho cinema mudo? 

Não me leve a mal, quem já leu meus textos aqui no blog sabe que eu amo e respeito muito o gênero. Mas ninguém há de negar que o som mudou radicalmente o modo de interpretação na sétima arte: saem de cena as caras exageradas, as grandes pausas, os olhos arregalados e ganha-se em naturalidade. Como misturar o melhor dos dois mundos então? Simples. Não se mistura.

Ainda menino, Jakie Rabinowitz (Al Jolson) é expulso de casa pelo pai por preferir cantar música popular americana a se apresentar na sinagoga frequentada pela família, rompendo uma tradição mantida há várias gerações. Anos mais tarde, com o nome artístico de Jack Robin e com a ajuda da jovem Mary Dale (May McAvoy), ele consegue sua grande chance no show business, ao mesmo tempo em que tenta ganhar o perdão do pai. E é justamente na sua grande noite que ele se vê num baita dilema: privilegiar a carreira ou a família.

Al Jolson pode ter sido grande na Broadway, mas no cinema é apenas um cantor mediano e um ator que se apoia na caricatura, típico dos intérpretes vindos do teatro e inseridos no cinema mudo. Natural. Mas, num filme como esse, o exagero fica ainda mais evidente. Nas dobradinhas com Eugenie Besserer, que interpreta sua mãe, isso fica ainda mais visível. Já May McAvoy é expressiva na medida certa e encantadora, embora sua personagem seja mal aproveitada e pareça até insensível em alguns momentos.

Além disso, a trama é até simpática, mas se mostra insuficiente para manter o interesse do espectador ao longo de seus 88 minutos. Nem é tanto, mas com tão poucos personagens, alguns dramas, em especial na segunda metade da projeção, se repetem demasiadamente. Por todos estes motivos, O cantor de jazz deve ser visto como um trabalho de transição. Seu pioneirismo técnico precisa ser reconhecido, mas este não pode ser chamado de um grande filme.

2 comentários:

Jaqueline disse...

Diz a lenda que o filme era para ter som apenas nas musicas, porém Al Johnson pegou o microfone e disse a, hoje, famosa frase:Esperem um pouco, aguarde, Vocês ainda não ouviram nada! e foi a primeira vez que o publico ouviu um personagem dizendo alguma coisa.
Hoje pode parecer pouca coisa, mas em 1927 o publico ficou impressionado com a novidade.

Giselle de Almeida disse...

E eu entendo o público ficar impressionado, realmente era grande coisa. Até por isso esse filme entrou na nossa lista de 2012, não estou negando a importância desse feito técnico. Mas a gente não pode negar que o resultado ficou esquizofrênico, e na análise do filme como um todo, não dá pra deixar passar despercebido, né? Era melhor que tivesse som apenas nas músicas. Deixassem os diálogos para o filme seguinte ;)

Obrigada pela visita e pelo comentário!

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates