Home » , , » É terror ou comédia?

É terror ou comédia?


Não sei se demorei demais a ver Poltergeist - O fenômeno, mas o fato é que achei mais divertido do que assustdor. E a culpa não é só dos hoje desatualizados efeitos especiais ou da boa premissa perdida em soluções capengas mas também pelo humor impregnado na própria narrativa (a árvore lutadora, uma criança arremessada para espíritos!). Acredito mesmo que, se não fosse a maldição atribuída ao filme (coisa comum no gênero), talvez ele não tivesse virado cult por tanto tempo.

Há coisas boas? Sim, a começar pela protagonista Carol Anne, vivida com impressionante naturalidade pela fofa Heather O'Rourke. S´´ério, como pode alguém daquele tamanho interpretar tão bem cenas tão difíceis? Milagres do cinema. Ouso arriscar que a atuação dela e de JoBeth Williams, como Diane, é que sustentam a  trama até o fim. A improvável história da garotinha aprisionada (na casa? numa outra dimensão? no limbo? nunca vamos saber) devido à presença de espíritos vingativos ganha força realmente graças ao desempenho das duas atrizes, que traduzem o desespero de mãe e filha separadas por um universo de distância. 


É uma pena que o fenômeno do poltergeist seja tratada de forma ligeiramente leviana aqui. A explicação dada pela parapsicóloga, que difere a manifestação de uma assombração corriqueira, não encontra respaldo no roteiro. Sem contar que a presença de sua equipe me fez sentir saudade dos Caça-Fantasmas... A cereja do bolo foi a chegada da misteriosa velhinha, que dá início a um ritual bem pouco ortodoxo para resgatar a garotinha. Tinha um quê de religioso, mas sem se aprofundar no assunto. Tudo assim, muito genérico.

Para completar a coleção de referências, o cemitério, referência que faz parte do imaginário coletivo de várias lendas urbanas de massacres e tragédias, dá o toque final de moral da história: a ganância tem seu preço. Uma ideia válida, se não fosse desperdiçada numa sequência  final apressada, com direito a uma calmaria cuidadosamente desenhada para enganar o espectador. E por que não funcionou? Respondam com sinceridade: você ficaria mais um minuto dentro de uma casa assombrada depois de quase ter perdido sua família e sua vida? Colocaria seus filhos para dormir mais uma noite no quarto onde tudo começou? Isso foi além da conta, ofende um pouco nossa inteligência. E ainda acho que tudo seria diferente se aquela TV tivesse dado uma piscadinha no final...

0 comentários:

Meses temáticos!

Confira nosso catálogo de críticas e curiosidades completo, distribuído em listas e meses temáticos.

Lista de 2015 Lista de 2010
Meses temáticos
2014 2013 2012 2011
Trilogia Millenium Ficção-cientifica Pioneiros De Volta para o Futuro
Meryl Streep e o Oscar Broadway Brasileiros no Oscar Liz Taylor
Fantasias dos anos 80 Realeza Tarantino Filmes de "mulherzinha"
Pé na estrada Scorcese Chaplin Stephen King
Mês Mutante Off-Disney Filmes de guerra Noivas
Mês do Futebol Mês do Terror Agatha Christie Genny Kelly
Mês Depp+Burton Shakespeare HQs Harry Potter
Cinebiografias Pequenos Notáveis Divas Almodovar
Robin Williams Mês do Rock Woody Allen Remakes
Mês das Bruxas Alfred Hitchcock Rei Arthur Vampiros
Humor Britânico John Wayne John Hughes Elvis
Mês O Hobbit Contos de Fadas Apocalipse O Senhor dos Anéis
  • Facebook Twitter RSS
As definições do projeto para formar cinéfilas melhores foram atualizadas

Nascemos como um projeto para assistir e conhecer cinema. Maratonamos várias listas de filmes, e aprimoramos nossa cinefilia. Agora estamos em uma pausa (esperamos que breve), mas ainda temos tempo para resenhar um lançamento ou outro. Vem amar cinema com a gente!

Gêneros

Resenhas (825) Drama (247) Lançamentos (174) Ficção científica (113) Aventura (108) Comédia (79) Ação (59) Musical (54) Terror (51) Fantasia (43) Animação (32) Biografia (27) Comédia romântica (26) Épico (24) Faroeste (22) Thriller (8)

Arquivo do blog

Seja parceiro

Descubra como!
 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates